quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Coisas da Política, 29 e 30 de outubro de 2009


Salários achatados, ameaças de greves, cortes de benefícios, excesso de temporários. Pelo cenário dos primeiros dez meses do ano, os servidores municipais de Marabá não tiveram o que comemorar nesta quarta-feira, 28 de outubro, Dia do Funcionário Público. Quem sabe no próximo ano?

Afinação

A turma do PMDB está mesmo com o discurso afinado. No último domingo (25), os convencionais do partido em Marabá aprovaram moção para que Jader Barbalho seja candidato a governador. No mesmo momento, em Parauapebas, a deputada Bel Mesquita dava garantias de que a candidatura de Jader ao governo é mesmo pra valer.

De novo

A Prefeitura de Marabá aparece, mais uma vez, com pendência na relação de obrigações junto ao Cadastro Único de Convênio (CAUC) do governo federal. De acordo com as informações postadas no site do sistema, havia, até esta quarta-feira (28), a PMM está em falta na prestação de contas de convênios. E, até que se regularize, impedida de assinar novos convênios.

Tristeza

Em Santana do Araguaia, o prefeito Gilcleider Altino Ribeiro, o Alegria (PSDB), tem todos os motivos para não andar mais conforme o apelido. Professores e outras categorias do serviço público municipal têm dado uma pressão danada no Executivo e acusam Alegria de perseguição.

Protesto

Esta semana, um professor se acorrentou e fez greve de fome para protestar contra prejuízos financeiros e profissionais causados, segundo ele, por perseguição do secretário de Educação e do prefeito. Mais de três mil pessoas se uniram ao manifestante e interditaram a BR-158 para forçar uma negociação com a prefeitura. Até a Igreja Católica aderiu.

Carreata

Ao final, depois de tensa conversa com o prefeito Alegria, os manifestantes saíram em carreata pelas ruas da cidade, comemorando vitória. O prefeito, por seu turno, diz que tudo não passou de manipulação política para prejudicar seu governo.

Leitores

Quarenta estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Dionísio Bentes de Carvalho, de Rondon do Pará, foram selecionados para participarem da 13ª Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontece em Belém, de 6 a 15 de novembro. Os estudantes foram escolhidos por se destacarem nas atividades de leitura durante o ano letivo.

Vitória

Tudo azul para o prefeito de Canaã dos Carajás, Anuar Alves da Silva (PDT). Depois de ser absolvido pelo TSE, em processo de cassação movido pela oposição, o prefeito conseguiu aprovar na Câmara de Vereadores a antecipação de 30% dos royalties pagos ao município pela empresa Vale.

Estratégia

Há poucos meses, Anuar Silva havia tentado aprovar antecipação de 100% dos royalties, mas foi barrado pela Câmara por causa da pressão popular. Agora, reduzindo o valor a ser antecipado, o prefeito conseguiu que o projeto passasse no Legislativo. Agora é aguardar o processo licitatório para que a prefeitura receba o dinheiro.

O deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) apresentou, nesta quarta-feira (28), voto contrário à aprovação da PEC 386/09, a PEC dos Jornalistas. Para o parlamentar, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, não pode ser revertida pelo Congresso.


Nenhum comentário: