quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Coisas da Política, 3 e 4 de novembro de 2009


A semana começa com a grande a expectativa sobre o parecer do Ministério Público, na ação que pede a cassação do prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR). Durante a semana passada, fortes comentários especulavam que o MP pediria o arquivamento da ação. A cidade aguarda, com interesse, o desfecho do caso.

Troca

O secretário de Estado da Fazenda, Raimundo Trindade, entregou o cargo. Será substituído pelo economista Vando Vidal, indicado pelo secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro. Atualmente, Vidal exercia o cargo de diretor do Sebrae-PA. Em 2006, foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Canaã dos Carajás.

Federal

O ex-prefeito de Marabá e atual superintendente do Sebrae, Tião Miranda (PTB), já analisa com bons olhos a possibilidade de ser candidato a deputado federal, no próximo ano. Isso, caso não venha a ser convidado para integrar uma das chapas majoritárias, na condição de candidato a vice-governador.

Caminhada

O deputado João Salame (PPS) dedicou a agenda do último sábado (31) à periferia de Belém. Ao lado do vereador Evaldo Rosa, o Cobrador Pregador, seu companheiro de partido, fez caminhada no bairro do Guamá, cumprimentando e conversando com populares. Ao final, participou de reunião em um clube do bairro.

Emendas

No domingo (1º) e no feriado de Finados, Salame se dedicou a preparar emendas ao Orçamento-Geral do Estado para 2010. O prazo para apresentação de emendas pelos parlamentares vai até dia o dia 10, quando o projeto orçamentário do governo será votado no plenário da Assembléia Legislativa.

Turnê

No próximo final de semana, João Salame fará um tour por vários municípios do sul do Pará. Na quinta-feira (5), será patrono de uma turma de universitários em Conceição do Araguaia. Dia 6, pela manhã, seguirá para Cumaru do Norte e, à noite, estará em Água Azul. Encerra o roteiro no dia 7, em contatos políticos no município de Tucumã.

Candidatos

No extremo-sul do Estado, aumenta, a cada dia, o número de pré-candidatos a deputado estadual. Em Redenção, entre os muitos nomes que já propagam a intenção de disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa estão o jornalista Lourivan Gomes, do PDT, e o ex-prefeito Mário Aparecido Moreira, que saiu recentemente do PSDB e filiou-se ao PTB.

Dúvida

Em Marabá, o atual superintendente do Incra, Raimundo Oliveira, continua vivendo o dilema de ser ou não candidato a deputado estadual em 2010. Se a eleição fosse hoje, Oliveira não seria candidato, mas ele não descarta a hipótese de apresentar o nome na convenção do PT, em junho do próximo ano.

Pressão

A possibilidade de Raimundo Oliveira sair candidato a uma cadeira na Assembléia Legislativa nem é tanto por ele, mas por causa da pressão que vem recebendo de prefeitos do PT e de partidos aliados em toda a região. Por isso, persiste a dúvida do superintendente do Incra em relação a 2010.


O PPS elegeu sua nova executiva estadual. O deputado Arnaldo Jordy continua na presidência da legenda. O também deputado João Salame abriu mão da vice-presidência, para a qual indicou o nome do advogado e ex-vice-prefeito de Conceição do Araguaia, Everaldo Nunes. Foi uma forma de prestigiar e fortalecer a região sul do Pará.


Nenhum comentário: