quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Coisas da Política, 19 e 20 de novembro de 2009


Xinguara e Redenção foram os últimos municípios do interior a discutirem o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). As audiências, comandadas pelo secretário de Projetos Estratégicos, Marcílio Monteiro, aconteceram no último fim de semana. Prefeitos e líderes comunitários de diversos municípios participaram do debate.


Desistente

O senador Mário Couto (PSDB-PA) desistiu da disputa ao governado do Estado. Diz que abriu mão do projeto pessoal em nome da unidade do partido, que agora tenta o consenso entre os ex-governadores Almir Gabriel e Simão Jatene, para definir o candidato tucano à sucessão estadual no Pará.

Emendas

Os deputados estaduais do Pará apresentaram 1.308 emendas ao Orçamento do Estado para 2010. O prazo para apresentação de emendas terminou na terça-feira (17) e os campeões de propostas foram os deputados Simone Morgado (PMDB), José Megale (PSDB) e Júnior Hage (PR).

Verde

A ex-senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) disse que é pré-candidata ao Senado e que deverá apoiar a ex-ministra Marina Silva (PV-AC) para presidente. Para concretizar a união com o PV, no entanto, Heloisa Helena terá que convencer colegas de PSOL, que não estão vendo com bons olhos a coligação.

Só um

Em linha direta com a Coluna, a Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marabá informou que apenas um vereador declarou apoio à obstrução da ponte rodoferroviária pelo Comitê Carajás. Os demais, diz a Ascom, firmaram posição contra o ato, entendendo que o radicalismo não é o caminho para que o Estado de Carajás seja criado.

Protesto

A interrupção do tráfego na ponte sobre o Rio Tocantins acabou durando apenas algumas horas, na última segunda-feira (16), apesar dos organizadores do protesto terem prometido ‘vigília de três dias’. A manifestação reuniu algumas dezenas de manifestantes de vários municípios do sul e sudeste do Pará e irritou os viajantes que ficaram retidos nos dois lados da ponte.

Demissão

Ann Pontes (PMDB) não é mais a presidente da Paratur. Ela entregou o cargo, na terça-feira (17), em comunicado à governadora Ana Júlia Carepa (PT). De acordo com o deputado Parsifal Pontes, marido de Ann Pontes, a demissão se deu por causa do posicionamento crítico ao governo que ele vem tomando na Assembléia Legislativa.

Desinteresse

Em entrevista a uma rádio da capital, nesta quarta-feira, Parsifal disse que a Paratur foi deixada à míngua pelo governo, sem dinheiro até para despesas básicas do dia-a-dia. E afirmou que o PT não demonstra interesse em manter a aliança com os peemedebistas. Parsifal, sabe-se, é um defensor da candidatura própria do PMDB ao governo.

GTA

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e a governadora Ana Júlia Carepa devem desembarcar em Marabá no dia 9 de dezembro. Juntos, vão lançar a Guia de Transporte Animal (GTA) eletrônica, novidade que permitirá o acompanhamento do rebanho via satélite.


Depois da farra com os prefeitos, o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff agora vão vender seu peixe aos vereadores de todo o Brasil. De 1º a 3 de dezembro, acontece em Brasília o 3º Encontro Nacional de Vereadores. O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, também participa do evento.


Nenhum comentário: