sábado, 21 de novembro de 2009

Coisas da Política, 21 a 23 de novembro de 2009


O prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) fez um desabafo ontem (20), depois de participar de solenidade no bairro São Félix. Numa roda de pessoas, logo após descer do palanque, o prefeito afirmou não entender porque a Polícia Federal só está mexendo com ele. E disse esperar que a PF também investigue o que chamou de ‘peixes graúdos da administração anterior’.


Habeas-corpus

O juiz César Dias de França Lins negou, nesta sexta-feira (20), o pedido de habeas-corpus do vice-prefeito e secretário de Saúde de Marabá, Nagilson Amoury (PRB), e de outros quatro servidores da secretaria. O grupo está preso no Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama) desde a quinta-feira (19), acusado de envolvimento em desvios de recursos da saúde no município.

Plantão

César Dias é titular da 1ª da Vara Cível de Marabá e despachou o habeas-corpus na condição de juiz plantonista do fim de semana prolongado pelo feriado municipal desta sexta-feira. O titular da 5ª Vara Penal, onde corre o processo contra Nagilson Amoury, é Cristiano Magalhães Gomes, que só deve retornar ao trabalho na terça-feira (24).

Tribunal

Com a negativa do juiz, os advogados de Nagilson já anunciaram que pretendem recorrer ao Tribunal de Justiça do Estado (TJE), ainda neste fim de semana, para tentar colocar seu cliente em liberdade. A prisão do vice-prefeito de Marabá repercutiu em todo o sul do Pará e também na capital do Estado.

Casas

A governadora Ana Júlia Carepa (PT) desembarcou ontem (20) em Marabá, para inaugurar obras e participar da 16ª Ficam, a feira da indústria e comércio do município. No bairro São Félix, ao lado do prefeito Maurino Magalhães, Ana Júlia entregou casas para famílias desalojadas da área onde será construída a siderúrgica da Vale.

Prefeito

Em seu discurso, Maurino disse que a prefeitura, em parceria com a Vale, irá implantar em Marabá a ‘Estação Conhecimento’, projeto que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. E reclamou que os vereadores não aprovaram ainda o projeto de lei necessário à concretização da parceria.

Estressado

De forma deselegante, Maurino disse que as vereadoras Vanda Américo (PV) e Antônia Carvalho de Araújo, a Toinha (PT) estão emperrando a aprovação do projeto. Por várias vezes, mostrando altíssimos níveis de estresse, fez acusações a Toinha, que estava no palanque. Era clara a intenção de jogar o público contra a vereadora e de desmoralizá-la diante das demais autoridades.

Impedimento

Educadíssima, Toinha não respondeu às provocações. Depois da cerimônia, ela contou à imprensa o motivo de não querer aprovar a proposta do prefeito para a ‘Estação Conhecimento’: Maurino indicou o próprio filho, Mauro Sérgio de Lima, para presidir a organização que vai administrar o projeto.

Negócios de família

A ‘Estação Conhecimento’ receberá, de cara, R$ 10 milhões para implantação e terá recursos mensais da ordem de R$ 3 milhões para se manter. Pelo visto, o prefeito quer mesmo ‘o povo governando’, mas é o ‘povo’ da sua própria casa.


O deputado João Salame (PPS) não participou da recepção à governadora porque se encontrava em Brasília. Ao lado do deputado Gualberto Neto (DEM), manteve audiência com Ademar Palocci, diretor da Eletronorte, buscando benefícios para os municípios da área da hidrelétrica de Tucuruí. Na terça-feira (24), matéria completa sobre a reunião.


Nenhum comentário: