segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Coisas da Política, 28 a 30 de novembro de 2009


Confirmando o que a Coluna apontou a vereadora Júlia Rosa (PDT), presidente da Câmara Municipal de Marabá, honrou sua biografia e assinou o requerimento para criação da CPI da Saúde, que deve investigar fraudes na Secretaria de Saúde do município. Era a assinatura que faltava para que a comissão seja instalada.


Empresário

Valmir Queiroz Mariano, o Valmir da Integral, eleito recentemente empresário do ano pela Faciapa, confirmou candidatura a deputado estadual pelo PDT, no próximo ano. O nome do empresário também é especulado para a sucessão do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (PT), em 2012.

Emendas

A bancada paraense no Congresso Nacional (17 deputados e três senadores) apresentou 18 emendas ao Orçamento da União para 2010, o que deve render R$ 909 milhões ao Estado do Pará. Desse total, os parlamentares destinaram R$ 30 milhões para obras de infra-estrutura urbana em Marabá.

Audiência

A oitiva das testemunhas da ação de investigação eleitoral que apura suposto caixa dois na campanha do prefeito Maurino Magalhães (PR), foi remarcada para a próxima terça-feira (1º). O adiamento foi pedido pela defesa, que alegou problemas de saúde do vice-prefeito Nagilson Amoury (PRB), também investigado na ação.

Presidência

Em Xinguara, a corrida pela presidência da Câmara Municipal já começou. O atual presidente, vereador Valdir Manoel da Silva (PT), companheiro de partido do prefeito José Davi Passos, busca a reeleição, mas o vereador Adair Marinho (PDT) também sinaliza que será candidato.

Bastidores

Dependendo das negociações, Marinho pode abrir mão da candidatura para apoiar o vereador Arivaldo Santos Nascimento, o Ary (PTB). O certo é que a eleição, marcada para 4 de dezembro, tem tudo para ser das mais acirradas, pois nas conversas de bastidores os dois lados já cantam vitória.

Expropriados

Neste sábado (28), o deputado João Salame (PPS), tem encontro marcado com o diretor de Engenharia da Eletronorte, Ademar Palocci. De passagem por Belém, Palocci vai definir, com o parlamentar, agenda para a reunião com os expropriados de Tucuruí, que deve acontecer em breve.

Clima

Na segunda-feira (30), Salame terá audiência com o reitor da UFPA, Carlos Maneschy e com representantes de uma ONG especializada na área de crédito de carbono. Juntos, vão tratar da mobilização da sociedade paraense para a elaboração de propostas do Pará à conferência da ONU sobre o clima, que acontece em dezembro em Copenhague.

Elogios

Os vereadores Edivaldo Santos (PPS) e Gerson Augusto dos Santos Varela, o Gerson do Badeco (PHS) vêm recebendo elogios na cidade, pela postura independente que demonstram no Legislativo. Seus correligionários e eleitores acreditam que, apesar das pressões, os dois se manterão firmes em suas posições na CPI da Saúde, que deve ser instalada na próxima semana, apesar das forças que trabalham para tentar impedir a investigação.


O prefeito de Tucumã, Celso Lopes Cardoso (PDT), fez uma detalhada pesquisa sobre os projetos minerais implantados em Paragominas, Canaã dos Carajás e Juruti, analisando as negociações das prefeituras com as mineradoras. Quer ter um parâmetro seguro para negociar com mineradoras que estão se instalando em seu município.


Nenhum comentário: