quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Coisas da Política, 3 e 4 de dezembro de 2009


Ainda não foi desta vez. A oitiva de testemunhas do caso em que Maurino Magalhães (PR) e o vice Nagilson Amoury (PRB) são acusados de caixa dois na campanha eleitoral de 2008 não aconteceu nesta quarta-feira (2). Foi adiada pela segunda vez e está marcada, agora, para a próxima segunda-feira (7).


Descrédito

O que se temia aconteceu. O vereador Gerson Augusto dos Santos Varela, o Gerson do Badeco (PHS), retirou sua assinatura do requerimento da CPI da Saúde. Decidiu pagar o preço do descrédito perante a opinião pública e se debandou para o lado do prefeito Maurino Magalhães (PR), que tenta impedir a CPI a qualquer custo.

Interesses

Com isso, a situação voltou à estaca zero. Com as assinaturas de apenas quatro vereadores, a CPI não pode ser instalada, o prefeito se livra da investigação e o Legislativo vai se afastando, cada dia mais, daqueles a quem deveria representar. E o povo que se dane, enquanto suas excelências cuidam dos próprios interesses, muitas vezes inconfessáveis.

Insegurança

Esta semana, um grupo de estudantes de São Félix do Xingu foi a Belém, de ônibus fretado, com o objetivo de conhecer a capital do Estado. Os estudantes foram ao Ver-o-Peso e, quando voltaram, o ônibus havia sido arrombado. Levaram tudo, de notebooks a roupas e outros objetos deixados no interior do veículo.

Assalto

E nem as autoridades escapam da violência. Nesta quarta-feira (2), o deputado João Salame (PPS), após receber seu salário e verba de gabinete, realizou saque para pagamento de contas. Ao sair da Assembléia, foi abordado por dois homens em uma moto. Armados com um revólver 38, levaram a pasta do parlamentar com todo o dinheiro.

Último capítulo?

O PSDB parece, finalmente, estar próximo de dar fim à novela da escolha de seu candidato ao governo do Pará para 2010. Segundo o deputado José Megale, líder dos tucanos na Assembléia Legislativa, o ex-governador Simão Jatene é o escolhido do partido para a missão.

Carajás

O Senado aprovou, na última terça-feira (1º), o Projeto de Decreto Legislativo do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) que autoriza o plebiscito sobre a criação do Estado de Carajás. Por acordo de lideranças, a aprovação se deu em votação simbólica e o projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.

Votação

Na Câmara, o projeto de Quintanilha será apensado a outra proposta que já tramita na Casa, de autoria do deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA). Ontem (2), o presidente Michel Temer (PMDB-SP) disse que a votação da matéria poderá acontecer na próxima semana, possivelmente na terça-feira (8).

Plebiscito

Se aprovado na Câmara, o plebiscito será marcado pela Justiça Eleitoral, que terá o prazo de seis meses para fazê-lo. A palavra final será da população do Pará, que dirá, nas urnas, se quer ou não a criação do novo Estado. A criação de Carajás é uma luta de mais de 20 anos da população do sul e sudeste do Pará.


Nesta quinta-feira (3), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, desembargador Rômulo Nunes, estará em Rondon do Pará, na BR-222, para entregar as obras de reforma do fórum local. O prédio recebeu investimentos de R$ 550 mil e foi ampliado, com salas exclusivas para a Defensoria Pública, Ministério Público e OAB.


Nenhum comentário: