terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Coisas da Política, 8 e 9 de dezembro de 2009


Continua a queda-de-braço para saber se o vereador Nagib Mutran (PMDB) vai indicar o novo secretário de Saúde de Marabá ou se prevalecerá o nome do ex-gerente do Banco do Brasil e atual diretor financeiro da Maragusa, Ademar Rafael, cotado para o cargo. Eugênio Alegretti, da Unimed, chegou a ser convidado, mas não aceitou.


Reforma

Nesta quarta-feira (9), às 9h00, a governadora Ana Júlia Carepa (PT) inaugura a reforma da delegacia da Cidade Nova, em Marabá. Durante a cerimônia, a governadora vai entregar viaturas para a polícia de vários municípios do sul e sudeste do Pará.

Serra Leste

Logo em seguida, Ana Júlia segue para Curionópolis, onde irá entregar a licença ambiental para a implantação do projeto Serra Leste, da empresa Vale. A governadora também visitará obras, acompanhada pelo prefeito do município, Wenderson Chamon (PMDB).

Novela

Mais uma vez, foi adiada a audiência para ouvir as testemunhas da ação de investigação eleitoral contra o prefeito e o vice de Marabá, acusados por crime de caixa dois na campanha de 2008. O advogado Mauro Santos, que representa Maurino Magalhães (PR) e Nagilson Amoury (PRB), argüiu a suspeição do juiz Cristiano Magalhães.

Prisão

De acordo com Mauro Santos, Cristiano Magalhães é suspeito para julgar a ação de investigação eleitoral por ter sido ele quem decretou a prisão de Nagilson Amoury, no caso das fraudes na Secretaria de Saúde. Agora, o juiz vai se manifestar, dizendo se concorda ou não com o pedido de suspeição.

Processo

Caso Cristiano Magalhães aceite o argumento e se julgue suspeito para o feito, outro juiz deverá assumir imediatamente o processo contra Maurino e Nagilson. Se o juiz não acatar a suspeição, o pedido será julgado, então, pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Carajás

Nesta terça-feira (8), lideranças do movimento pró-Carajás farão corpo-a-corpo na Câmara dos Deputados. Vão pedir aos deputados que aprovem o projeto que autoriza o plebiscito pela criação do Estado de Carajás.

Pressão

Vários prefeitos, vereadores, deputados e lideranças da sociedade sul-paraense estarão em Brasília, nesse trabalho de articulação pela criação de Carajás. A expectativa é que o Projeto de Decreto Legislativo possa ser apreciado pelo plenário da Câmara a qualquer momento, a partir desta terça.

Liminar

Ainda não foi desta vez que o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), foi apeado do cargo pela Justiça Eleitoral. Depois de ter o mandato cassado na sexta-feira (4), pelo juiz eleitoral Sérgio Lima, o prefeito obteve liminar no TRE, nesta segunda-feira (7), para se manter no cargo até o julgamento final da ação.

Honraria

Na próxima quinta-feira (10), a Assembléia Legislativa realiza sessão especial de entrega de títulos de Honra ao Mérito e de Cidadão Paraense. Por iniciativa do deputado João Salame (PPS), o prefeito de Nova Ipixuna, Edison Raimundo Alvarenga (PTB), receberá comenda de Honra ao Mérito.


Depois de ensaiar uma candidatura a prefeito de Água Azul do Norte pelo PT, em 2008, e desistir, o engenheiro Dário Veloso mudou de mala e cuia para o PSB de Ademir Andrade. Agora, o que se fala em Água Azul é que Dário será candidato a deputado estadual, no próximo ano. Será que agora vai?


Nenhum comentário: