quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Coisas da Política, 10 e 11 de dezembro de 2009


Começam hoje (10), em Água Azul do Norte, as comemorações do aniversário de emancipação política e administrativa do município. A cidade comemora 17 anos no domingo, 13, e o prefeito Renan Lopes Souto (PMDB) comanda os quatro dias de festa para a população. Rodeios, shows e um grande baile vão marcar o evento.


Confusão

A manchete deste Opinião na edição passada causou algumas confusões. Dizia: “Juiz pode ser afastado”. Se referia, na realidade, ao pedido de suspeição feito pelos advogados de Maurino Magalhães em relação ao juiz Cristiano Magalhães, no processo de cassação impetrado contra o prefeito pelo PPS, e não às funções desempenhadas pelo magistrado na comarca.

Como será

Se o juiz aceitar as ponderações dos advogados de Maurino, transfere a condução da ação a outro magistrado. Caso contrário, apresenta sua defesa e remete os autos para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que vai decidir se mantém ou não o juiz Cristiano à frente do caso.

Motivo

Como já se disse aqui, a justificativa dos advogados para argüir a suspeição de Cristiano Magalhães é pelo fato do juiz ter determinado a prisão do vice-prefeito Nagilson Amoury, no escândalo de corrupção na Secretaria de Saúde.

Guia

A governadora Ana Júlia Carepa (PT) esteve ontem (9) em Marabá para lançamento da Guia de Trânsito Animal eletrônica. O lançamento oficial da GTA eletrônica, que permitirá o rastreamento e controle do rebanho, foi feito pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.

Delegacia

Ana Júlia aproveitou a viagem a Marabá para inaugurar a delegacia de polícia da Cidade Nova, recém reformada. Acompanhada dos deputados estaduais Bernadete ten Caten (PT) e Cássio Andrade (PSB), entregou viaturas para a polícia. Depois foi a Curionópolis para entregar a licença ambiental do projeto Serra Leste.

Decisão

Quentíssima. É a pesquisa que o PMDB está tirando do forno. Qualitativa e quantitativa. O partido só decidirá qual rumo adotará nas eleições do ano que vem após fazer uma minuciosa leitura do levantamento encomendado junto a uma prestigiada empresa de pesquisas de São Paulo.

Credibilidade

O instituto de pesquisas em questão é o mesmo que, em 2006, aconselhou o PMDB a dizer ao presidente Lula que somente a candidatura da então senadora Ana Júlia tinha viabilidade para bater a de Almir Gabriel (PSDB). O que acabou se confirmando nas urnas.

Tucanos

No sábado (12) pela manhã o Auditório João Batista, da Assembléia Legislativa, deve ser tomado por lideranças tucanas do Estado para debater a sucessão estadual. O encontro pode ser o ponto de partida para a consolidação da candidatura do ex-governador Simão Jatene ao governo no ano que vem.

Suspense

Aguarda-se com expectativa a presença do ex-governador Almir Gabriel e do senador Mário Couto, que ainda se declaram pré-candidatos a governador, no debate do próximo sábado. Troca de farpas ou fumaça branca? A conferir.


Enfronhado na redação do relatório final do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos funcionários da Assembléia Legislativa, o deputado João Salame (PPS) decidiu não acompanhar a caravana da governadora Ana Júlia a Marabá e Curionópolis. E dedicou tempo na negociação das emendas que apresentou ao Orçamento do Estado.


Nenhum comentário: