sábado, 12 de dezembro de 2009

Coisas da Política, 12 a 14 de dezembro de 2009


O chefe da Casa Civil do governo do Estado, Cláudio Puty, estará neste domingo em Rondon do Pará. Terá reunião com o prefeito Olávio Rocha (PMDB), deputado João Salame (PPS) e lideranças locais do PTB e do PPS para discutir possíveis parcerias do governo estadual com o município.


Enfim

O PSDB tem candidato a governador para 2010. É o ex-governador Simão Jatene, que deve ter seu nome lançado oficialmente neste domingo (13), em encontro do partido na Assembléia Legislativa.

Almoço

Nesta sexta-feira (11), líderes tucanos participaram de almoço na residência do senador Mário Couto, que retirou sua pré-candidatura e anunciou que vai apoiar Jatene. Almir Gabriel, o outro pré-candidato, não apareceu no almoço.

Desdobramento

Segundo líderes do PSDB, Almir apresentou seu nome como opção para o caso de Jatene e Couto não conseguirem se entender. Como conseguiram, dizem, o natural é que Almir retire o nome da disputa. Se ele vai apoiar a candidatura de Jatene, aí já é outra história.

Comendas

Sessão solene na noite de quinta-feira (10) marcou a entrega de comendas pela Assembléia Legislativa do Estado. Seis pessoas de Marabá e região foram homenageadas, por iniciativa do deputado João Salame (PPS). Antônio Cardoso Rosa e Edison Raimundo Alvarenga (prefeito de Nova Ipixuna) receberam títulos de ‘Cidadão do Pará’.

Mérito

O capitão da PM, David Lima, foi homenageado com o título de ‘Honra ao Mérito’. Orlando Lima Lobo, o Mestre Orlando, e Wattson Barbosa de Lima, o Batman, com título “Post Mortem”. Ian Corrêa, executivo da Sinobras, também recebeu comenda de ‘Cidadão do Pará’, por proposta conjunta de Salame e do deputado Airton Faleiros (PT).

Comemoração

Neste domingo (13), Eldorado do Carajás completa 18 anos de emancipação político-administrativa. Na programação da festa, inauguração de obras e o lançamento da ordem de serviços da implantação da rede elétrica do bairro Abaeté, uma conquista da comunidade e do deputado João Salame junto à Celpa.

Demissionário

No mesmo dia em que o PSDB chegou a uma decisão, depois de longo e tenebroso inverno, a governadora Ana Júlia Carepa (PT), candidata à reeleição, parece ter novos e grandes problemas no horizonte. O secretário de Obras do governo, Francisco das Chagas Melo, o Chicão (PMDB), pediu demissão.

Roteiro

Chicão era um dos poucos remanescentes do PMDB no governo de Ana Júlia. Como ninguém acredita que ele pediu exoneração sem o consentimento de Jader Barbalho, a leitura corrente é que seu desembarque está rigorosamente dentro de um script preparado por Barbalho para o adeus a Ana Júlia.

Bancada

A saída de Chicão da secretaria vai mudar também a composição da Assembléia Legislativa, já que ele deve retomar sua vaga na Casa. José Soares, suplente do PMDB que está no exercício do mandato por causa da licença médica do deputado Luiz Anaice, deve deixar o cargo.


Continua a passos de cágado o trabalho de reforma das pontes da PA-150, no trecho entre Marabá e Eldorado dos Carajás. A recuperação do asfalto segue no mesmo ritmo e, com a chegada do período chuvoso, as perspectivas não são nada animadoras para quem trafega pela estrada regularmente.


Nenhum comentário: