terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Coisas da Política, 15 e 16 de dezembro de 2009


O ex-vereador Sebastião Ferreirinha (PT) está percorrendo os municípios da região em busca de apoio para disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa no próximo ano. Em Marabá, Ferreirinha conta com o apoio dos vereadores Alécio Stringari (PSB) e Júlia Rosa (PDT), para as suas pretensões.


Empréstimo

Na próxima sexta-feira (18) a Assembléia Legislativa encerra os seus trabalhos na atual legislatura. Por enquanto, o PMDB segue firme na decisão de não votar a proposta de empréstimo de R$ 360 milhões, pretendido pelo governo do Estado.

Convocação

Se isso acontecer, a governadora Ana Júlia Carepa (PT) deve convocar o Legislativo para período extraordinário. Aí, os deputados serão obrigados a votar o empréstimo. Como o PMDB e o PSDB juntos somam 17 votos na Casa, o governo espera contar com o G-8 para aprovar o empréstimo.

Saída

O ex-governador Almir Gabriel anunciou, no último domingo (13), em Bertioga (SP), a decisão de deixar as fileiras do PSDB, partido que ajudou a fundar. Foi uma reação ao anúncio da escolha de Simão Jatene, seu desafeto, para a disputa do governo do Estado, em 2010.

Lançamento

Almir anunciou seu desligamento do ninho tucano, logo após a festa realizada pelo partido na Assembléia Legislativa. Ali, prefeitos, vereadores, deputados e senadores do PSDB avalizaram o nome de Jatene como candidato a governador.

Conversas

O senador Mário Couto, que manteve pré-candidatura ao governo até a última sexta-feira, compareceu e garantiu que estará na campanha de Jatene. O objetivo, agora, segundo o pré-candidato tucano, é conversar com outros partidos para formar uma coligação forte para as eleições.

Votação

Nesta terça-feira (15), os corredores da Câmara dos Deputados devem estar novamente lotados por prefeitos, vereadores e outras lideranças pró- Carajás. A expectativa é que o projeto que autoriza o plebiscito para criação do novo Estado possa ser votado ainda esta semana pelos deputados.

Posse

O ex-secretário de Obras, Francisco das Chagas Melo, o Chicão (PMDB), não apareceu para tomar posse de sua cadeira na Assembléia Legislativa nesta segunda-feira. A expectativa na Casa é que Chicão compareça hoje (15) para retomar seu trabalho no Legislativo.

Confronto

É dada como certa a candidatura a deputado estadual do superintendente do Incra em Marabá, Raimundo Oliveira (PT). Isso tem causado grande constrangimento na tendência PT pra Valer, que indicou Oliveira ao cargo, já que candidata natural da tendência é a deputada Bernadete ten Caten. O clima não é dos melhores dentro do grupo.

Candidato

Nesta segunda-feira, da tribuna da Assembléia, o deputado Alessandro Novelino se lançou candidato ao governo do Estado pelo PMN. E convidou o PP para lançar o candidato a vice-governador na sua chapa. Fez mais: sugeriu o nome do deputado Zé Neto, como o seu predileto no PP para ocupar a vaga de vice.


No domingo (13), em Rondon do Pará, estiveram reunidos Olávio Rocha (PMDB), Cláudio Puty (PT) e João Salame (PPS), em reunião com um grupo significativo de lideranças ligadas politicamente ao prefeito. Olávio deixou bem claro que quem comandará o grupo nas eleições de 2010 é o deputado Salame.


Nenhum comentário: