segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Coisas da Política, 16 a 18 de janeiro de 2010


A Secretaria de Estado de Integração Regional (Seir) coordenou, na manhã de ontem (15), a primeira fase da visita técnica ao local onde será construído o porto de Marabá. Duas empresas participaram dessa primeira fase da visita técnica. No dia 22, três outras empresas devem participar da segunda etapa da visita.


Prefeitos

Três nomes já são ventilados para a presidência da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat), que deve ter eleição nas próximas semanas. José Davi Passos (PT), prefeito de Xinguara e atual presidente da entidade, pode tentar a reeleição.

Concorrentes

Passos ainda não se manifestou de forma oficial se irá ou não para a disputa. E a empreitada pode não ser tão simples, já que outros dois prefeitos, pelo menos, podem entrar na briga pelo cargo: Itamar Cardoso (PMDB), de Goianésia do Pará, e Wagner Fontes (PTB), de Redenção.

Crise

A maioria dos prefeitos está em sérias dificuldades para honrar pagamentos com fornecedores e para quitar salários dos servidores. A queda na primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repassada pela União no dia 10, foi de aproximadamente 30%, comparada ao mesmo período de dezembro.

Temor

Se comparada com a primeira parcela de janeiro de 2009, a queda foi de 19%. Como janeiro costuma ser um dos melhores períodos do ano na arrecadação, o temor é de mais um ano de crise para os governos municipais.

Candidato

O jornalista Lourivan Gomes, de Redenção, está firme na caminhada para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa do Pará, em outubro deste ano. Filiado ao PDT, Lourivan está visitando municípios do sul do Pará em busca de apoio para sua candidatura.

Staff

Lourivan conta, hoje, com importantes lideranças entre seus apoiadores. Entre eles, os prefeitos de Bannach, Valber Milhomem (PSB); de Cumaru do Norte, Vilmar Valim (PDT); e de Rio Maria, Walter José da Silva (PSB). Além do ex-prefeito de Sapucaia, Marcos Vinícios Gomes (PSDB).

Na estrada

Depois de visitar vários municípios do Baixo Tocantins e da Região Metropolitana de Belém (RMB), o deputado João Salame inicia hoje (16) roteiro de visitas na região da Transamazônica. Começa por Novo Repartimento e vai até Altamira, a convite de lideranças daquela região.

Cassado

O prefeito de São Félix do Xingu, Antônio Levino (PTB), teve o mandato cassado nesta sexta-feira (15) pelo juiz eleitoral Leonel Figueiredo Cavalcanti. Foi a segunda cassação de Levino, em um período de apenas 30 dias. O mesmo juiz afastou o prefeito, em 15 de dezembro, mas uma liminar do TRE o colocou de volta no cargo.

Compra de votos

A cassação de ontem foi motivada por denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE). Levino é acusado novamente por compra de votos, com a distribuição de dinheiro, bombas d’água, sementes de capim e outros. A exemplo do que fez em dezembro, Leonel Figueiredo mandou empossar na prefeitura o presidente da Câmara, Sercino Cristo (PT).


Diante da crise de arrecadação que persiste nos municípios, prefeituras estão esticando o período de recesso iniciado antes do Natal. Em algumas cidades, o trabalho só será retomado na segunda quinzena de fevereiro, sendo mantidos em funcionamento apenas os serviços essenciais. A palavra de ordem é economizar.


Nenhum comentário: