quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Coisas da Política, 21 e 22 de janeiro de 2010


O ex-deputado federal pelo Pará, João Batista Araújo, o Babá, foi lançado ontem (20) candidato a presidente da República, pelo PSOL. Hoje radicado no Rio de Janeiro, Babá deve disputar a vaga com o também ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio. Mas ainda há a possibilidade de o PSOL não lançar candidato, apoiando Marina Silva (PV).


Encontro

Sob o comando dos deputados João Salame e Arnaldo Jordy, o PPS realiza, neste sábado (23), encontro estadual para debater as diretrizes da legenda para as eleições de outubro. Lideranças e militantes de todas as regiões do Estado foram convocados para a reunião, que acontecerá em Belém.

Coligações

Das discussões deste sábado deve sair a decisão do PPS sobre as possíveis coligações na campanha eleitoral deste ano. Várias são as possibilidades que serão debatidas, mas tudo indica que o partido vai confirmar, no Estado, a coligação nacional com o PSDB.

Crime

Projeto de lei do deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), em tramitação na Câmara Federal, pretende transformar em crime a obstrução de vias públicas, hoje tipificada apenas como infração pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para o parlamentar, as sanções do CTB, que prevê apenas multas aos infratores, são insuficientes e o bloqueio de ruas piora a segurança no trânsito, causando acidentes.

Eventos

Os casos de bloqueio incluem o depósito de mercadorias e materiais, além da realização de eventos (inclusive manifestações políticas) que impeçam o tráfego de veículos. Até parece que, antes de apresentar o seu projeto, o deputado Quintella passou por Marabá, onde a coisa é feia, quando se trata de interdição de vias públicas.

Perigo

Moradores dos municípios de Água Azul do Norte, Ourilândia e Tucumã já não sabem a quem reclamar da buraqueira em que se transformaram os 140 quilômetros da PA-279, de Xinguara a Ourilândia. Inaugurado em janeiro de 2008, o trecho está tomado por verdadeiras ‘panelas’ desde o início de 2009, e a Setran não moveu ainda uma palha para consertar o asfalto.

Vítima

Motoristas que trafegam pela PA-279 precisam estar atentos para não cair nas armadilhas da pista. No fim de dezembro, um rapaz que seguia de moto de Xinguara para Água Azul perdeu a vida, ao cair em imensa cratera onde há muito o aterro cedeu. Hoje, no local, o trânsito é feito em apenas uma das pistas e, se continuar chovendo, o resto do aterro pode ruir.

Negociações

Apesar de o ano estar apenas começando, os políticos paraenses já intensificaram as conversas visando às eleições no Estado. E os boatos crescem na mesma proporção das negociações entre os principais caciques políticos.

Frente

A onda do momento é a possível formação de uma frente partidária que incluiria o PMDB, PTB, PDT, PR e DEM. As especulações chegam à possibilidade de o ex-governador Almir Gabriel (até agora no ninho tucano) vir a integrar o bloco, no apoio a uma candidatura alternativa às de Ana Júlia Carepa (PT) e Simão Jatene (PSDB).


Durante a semana, o deputado João Salame esteve visitando municípios da Transamazônica, a convite de lideranças políticas locais. Entre os municípios visitados, Pacajá, Novo Repartimento, Altamira, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, onde o parlamentar ouviu reivindicações de melhorias das comunidades.


Nenhum comentário: