segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Coisas da Política, 23 a 25 de janeiro de 2010


A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) pediu ao governo federal a prorrogação da compensação financeira às prefeituras por causa da queda nos repasses federais. O pedido foi apresentado em virtude da diminuição da primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no último dia 10.


Pressão

Tão logo voltem do recesso, em 15 de fevereiro, os deputados estaduais do Pará devem votar pedido de autorização do governo do Estado, para contratar empréstimo de R$ 366 milhões junto ao BNDES. E os deputados podem se preparar para a pressão, que não deve ser pequena.

Estratégia

Ontem (22), em reunião do governo com 17 prefeitos do sul e sudeste do Pará, o chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, informou que foi assinado convênio com o Basa para aquisição de patrulhas mecanizadas para ajudar as prefeituras. Mas disse que a liberação do dinheiro depende da aprovação do empréstimo pelos deputados.

Senha

Mais claro do que isso, impossível. Puty não fez nada mais do que dar a senha para que os prefeitos pressionem os deputados a aprovar o empréstimo. E esta, diga-se de passagem, será apenas uma das frentes de pressão sobre os parlamentares. Mas, ainda assim, há sinais de que podem surgir dificuldades para a aprovação do empréstimo.

Estradas

Na reunião de ontem, governo, prefeitos e o Incra (representado no encontro pelo superintendente do órgão em Marabá, Raimundo Oliveira) discutiram o alinhamento de suas demandas para o setor rural. Investimentos em estradas vicinais foram debatidos no encontro e a governadora Ana Júlia (PT) informou aos prefeitos que está empenhada na pavimentação da Rodovia Transamazônica.

Dendê

O deputado João Salame (PPS) trouxe ao Pará um grupo de empresários chineses interessados em investir no plantio de dendê. Nesta sexta-feira (22), o deputado acompanhou o grupo em reuniões na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e com o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Marcílio Monteiro.

Andança

Na quinta-feira (21), Salame encerrou, com sucesso, a série de visitas que fez a 17 municípios do Baixo Tocantins, Região Metropolitana de Belém, Transamazônica e Região do Xingu. Na primeira quinzena de fevereiro, Salame cumpre agenda em cidades do sul e sudeste do Pará.

Plano

A Prefeitura de Xinguara contratou empresa especializada para elaborar seu Plano Local de Habitação e Interesse Social. O objetivo é adequar o município à política nacional de habitação do Ministério das Cidades para tentar resolver o grande déficit habitacional da cidade.

Novo tempo

O deputado federal Jader Barbalho (PMDB) e o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), que até bem pouco tempo viviam brigando, parece que fumaram o cachimbo da paz. Os dois estão mantendo contato constante para discutir a sucessão estadual e, como foi publicado aqui, PMDB e PTB podem estar juntos nas eleições de outubro.


Radialistas, jornalistas, apresentadores de TV, web designers e outros profissionais de comunicação da região do Xingu estão organizando sua entidade de classe. A Associação de Comunicação e Imprensa do Pólo Xingu abrange Xinguara, São Félix do Xingu, Ourilândia, Bannach, Tucumã, Sapucaia, Água Azul, Rio Maria e Floresta.


Nenhum comentário: