terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Coisas da Política, 26 e 27 de janeiro de 2010


O governo do Estado anunciou para abril a entrega de 587 conjuntos de maquinários de patrulhas mecanizadas, que custarão aos cofres públicos R$ 149 milhões e serão destinadas às prefeituras. Os recursos para o pagamento das máquinas devem vir de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).


Preferência

Militantes do PPS, reunidos no congresso da legenda, no último sábado (23), em Belém, decidiram caminhar, preferencialmente, com o PSDB de Simão Jatene, na campanha eleitoral deste ano. Para fechar o acordo, o PPS quer a vaga de vice ou de senador na chapa tucana, além de participação da elaboração do programa de governo.

Nome

Para compor a chapa majoritária, o PPS pode indicar o advogado tributarista Helenilson Pontes, de Santarém, que disputou sua primeira eleição em 2006 como candidato a deputado federal. Naquele ano, Pontes teve 28 mil votos e é, atualmente, o suplente do deputado Giovanni Queiroz (PDT) na Câmara Federal.

Guinada

Dois vereadores do PPS no sul do Pará estão decididos a levantar vôos mais altos na política. José Gonçalves da Cruz, o Zé do Signus, de Tucumã, e Thiago Gomes Bandeira Lacerda, o Tiaguinho, de Goianésia do Pará, apresentaram seus nomes para concorrer a deputado estadual, durante o congresso do partido, no último sábado, em Belém.

Fetagri

A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetagri) decidiu lançar candidato a deputado estadual, na eleição de outubro deste ano. O nome escolhido para a missão é o de Raimundo Nonato Coelho de Souza, atual diretor de política agrícola da entidade.

Federais

Os deputados estaduais Carlos Martins e Miriquinho Batista, ambos da tendência petista Unidade na Luta, pretendem tentar vaga na Câmara Federal. Mas o ex-deputado Mário Cardoso, que dá sinais de ter desistido de uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), também pode entrar na briga para deputado federal.

Tribunal

Para a vaga no TCE, sem a concorrência de Mário Cardoso, o governo deve apontar o consultor-geral do Estado, Carlos Botelho. O advogado Hernandes Margalho, de Parauapebas, também está na disputa, com o apoio do prefeito Darci Lermen, de quem Margalho é assessor desde o primeiro governo.

Incra

O PT pra Valer, tendência liderada no sul e sudeste do Pará pela deputada Bernadete ten Caten, está mobilizada para nomear o sucessor de Raimundo Oliveira no Incra de Marabá. Oliveira deve deixar o cargo para assumir candidatura a deputado estadual e Luís Carlos Pies, marido de Bernadete, é o nome mais cotado para a vaga.

Concorrente

Mas há especulações de que a tendência Democracia Socialista (DS), através de sua militante mais ilustre, a governadora Ana Júlia Carepa, também está trabalhando para assumir a Superintendência do Incra no sudeste do Pará. E também já teria um nome definido para o cargo: o do ex-vereador Ademir Martins, que já foi chefe da representação local do Ibama.


Muitos são os nomes especulados para as eleições 2010, no Pará. Entre eles, Zequinha Marinho (PSC) para federal em dobradinha com Raimundo Santos (DEM) para estadual, tudo com as bênçãos da Assembléia de Deus. Josué Bengtson (PTB), da Igreja Quadrangular, deve tentar retorno à Câmara Federal, depois de quatro anos ausente.


Nenhum comentário: