quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Coisas da Política, 28 e 29 de janeiro de 2010


Será na sexta-feira da próxima semana, dia 5 de fevereiro, a assembléia-geral da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat), que reunirá os prefeitos dos municípios membros da entidade. No evento, que acontecerá em um hotel de Marabá, será eleita a nova diretoria da associação.


Liminar

O prefeito de São Félix do Xingu, Antônio Levino (PTB), foi reintegrado ao cargo, depois de ser afastado por duas vezes consecutivas por ordem do juiz eleitoral Leonel Figueiredo. Levino reassumiu por liminar concedida pelo desembargador Leonardo de Noronha Tavares, do Tribunal de Justiça do Estado (TJE).

Erramos

Na edição de terça-feira (26), a primeira nota da Coluna, sobre a aquisição de patrulhas mecanizadas pelo governo do Estado, saiu truncada e com erros de digitação. A informação correta é que o governo anunciou para abril a compra de máquinas para apoiar as prefeituras na manutenção de estradas vicinais.

Financiamento

Ao todo, segundo informou o governo estadual, devem ser adquiridos 587 conjuntos de maquinários, no valor total de R$ 149 milhões. Os recursos são de financiamento a ser contratado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Obstáculo

O problema é que, para comprar o maquinário, o governo está contando com autorização de empréstimo no valor de R$ 366 milhões, que depende de aprovação da Assembléia Legislativa do Estado. E tudo indica que não será nada fácil convencer alguns deputados a aprovar o pedido.

Jogo bruto

Nos bastidores, fala-se que PMDB e PTB vão endurecer o jogo. Levando-se em consideração que o PSDB, que possui a maior bancada da Casa, deve votar contra a contratação do empréstimo, a governadora Ana Júlia Carepa (PT) terá muito trabalho para obter a autorização legislativa necessária para levar adiante a operação.

Fetraf

A coisa estava mesmo feia na Coluna da última terça-feira. Na nota sobre a candidatura a deputado estadual do diretor de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Raimundo Coelho de Souza, grafamos erradamente a sigla da entidade. A bem da verdade, Souza é pré-candidato indicado pela Fetraf e não pela Fetagri, como foi publicado.

Caos

Matéria da equipe da TV RBA de Marabá, levada ao ar em rede nacional pela Band News, mostra alunos da Escola Municipal Pequeno Pajé, no bairro de São Félix I, estudando debaixo de árvores. Na sala em que as crianças deveriam estudar uma viga quebrou e o teto ameaça desabar.

Campanha?

Raimundo Oliveira, superintendente do Incra, está com tudo e não está prosa. Tido com um dos pré-candidatos do PT a deputado estadual, Oliveira está visitando prefeitos da região, convidando para a visita do presidente do Incra a Marabá, nesta sexta-feira (29). Rolf Hackbart vem apresentar o plano de trabalho para 2010 e entregar viaturas à Superintendência.


Como estratégia para fortalecer a candidatura do deputado Michel Temer (SP) a vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff, o PMDB antecipou, de 5 de março para 5 de fevereiro, sua convenção nacional. Apesar das divergências dentro da legenda, Temer deve ser reconduzido à presidência da executiva nacional do partido.


Nenhum comentário: