quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Coisas da Política, 4 e 5 de fevereiro de 2010


O prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon, o Chamonzinho (PMDB), atual vice-presidente da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat), pode ser candidato único à presidência da entidade. A eleição acontecerá nesta sexta-feira (5), durante assembléia-geral em um hotel de Marabá.


Secretários

Deve ser no dia 1º de março a oficialização da saída dos secretários-candidatos do governo do Pará. Os secretários que vão disputar uma vaga na Assembléia Legislativa são Valdir Ganzer (Transportes), Suely Oliveira (Urbanismo) e Edilson Moura (Cultura). Cláudio Puty (Casa Civil) concorrerá a deputado federal.

Substituto

Para o lugar de Puty, a governadora Ana Júlia Carepa (PT) escolheu o médico Everaldo Martins Filho, irmão da prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins. O novo homem forte do governo assume a Casa Civil com a fama de linha dura, que ganhou como principal articulador do governo santareno, desde 2005.

Expulsão

Raimundo Oliveira, superintendente do Incra de Marabá, foi expulso da tendência PT pra Valer. Em nota divulgada ontem (3), a tendência petista liderada pelos deputados Zé Geraldo e Bernadete ten Caten, anunciou a expulsão de Oliveira, alegando que este traiu a confiança do grupo.

Dobradinha

A tendência, agora, é que Raimundo Oliveira migre para a Democracia Socialista (DS), tendência que abriga Cláudio Puty, pré-candidato a deputado federal. É com Puty que Oliveira deve fazer dobradinha nas eleições de outubro.

Será?

Resta saber se prefeitos, com quem Raimundo Oliveira conta para alavancar sua candidatura, vão manter o apoio prometido, agora que ele não terá mais a caneta para liberar os recursos do Incra para obras e convênios nos municípios. A nova superintendente do Incra será Rosinete Lima da Silva.

Audiência

Em audiência com a governadora Ana Júlia Carepa, nesta quarta-feira, o deputado João Salame (PPS) e o prefeito Olávio Rocha (PMDB), trataram de investimentos para Rondon do Pará. Cláudio Puty, chefe da Casa Civil; André Farias, secretário de Integração Regional; vereadores e secretários municipais também acompanharam a audiência.

Pedidos

Entre as solicitações apresentadas por Olávio Rocha à governadora, a pavimentação de dez quilômetros de ruas. A aquisição de patrulha mecanizada para atender a demanda de estradas vicinais também foi tratada na reunião.

Retorno

A Assembléia Legislativa iniciou o período legislativo na última terça-feira (2), com uma novidade. O deputado Francisco das Chagas Silva Melo Filho, o Chicão (PMDB), que no final do ano passado deixou a Secretaria de Estado de Obras, retomou sua vaga na Casa, no lugar do suplente Dr. Soares.

Estratégia

Para garantir a continuidade do mandato de Parsifal Pontes na Assembléia, o deputado Luiz Eduardo Anaice da Silva continuará de licença, pelo menos por ora. Cumprindo planejamento estratégico do PMDB.


Na sessão de reabertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa, na terça-feira (2), a governadora Ana Júlia se referiu ao Distrito Industrial de Marabá como símbolo do desenvolvimento do Estado. Além da expansão, com a aquisição de área para implantação da Alpa, o governo está investindo em melhorias nas fases anteriores do DIM.


Nenhum comentário: