segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Coisas da Política, 6 a 8 de fevereiro de 2010


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mandou para o lixo mais uma denúncia da oposição contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff, acusados de promover propaganda eleitoral antecipada. O ministro Joelson Dias, relator do processo, julgou improcedente a acusação, feita pelo PSDB, DEM e PPS.


Presidente

Conforme previsto, o prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon, o Chamonzinho (PMDB), foi aclamado presidente da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat). A eleição aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), em Marabá, durante assembléia-geral da entidade.

Projetos

Entre as bandeiras de Chamonzinho, a organização de consórcios com municípios de cada microrregião para atender a demanda de obras e serviços nas localidades. Além da implantação da Universidade do Sul e Sudeste do Pará.

Terreno

E, por falar em Universidade do Sul do Pará, o secretário de Estado de Integração Regional, André Farias representou a governadora Ana Júlia Carepa (PT) na assembléia da Amat e anunciou que o empresário Leonildo Rocha vai doar um terreno para a implantação da universidade. A área mede dez alqueires e a doação foi confirmada pelo empresário.

Queixa

O prefeito Maurino Magalhães (PR), anfitrião do evento, reclamou, durante pronunciamento, que não havia sido avisado sobre a realização da assembléia da Amat. Mas o prefeito de Xinguara, Davi Passos (PT), que estava entregando a presidência da associação, rebateu a informação. Segundo ele, todas as prefeituras foram oficialmente comunicadas.

Desentendimento

Maurino Magalhães (PR) também reclamou do governo do Estado, especialmente da falta de proximidade com a Prefeitura de Marabá. André Farias também respondeu com firmeza e disse com todas as letras que o governo tem tentado firmar convênios com a PMM, mas que esta não tem se habilitado para receber os recursos.

Recusa

O secretário de Integração disse que o Estado tentou repassar R$ 200 mil e cem mil litros de óleo diesel para ações emergenciais no atendimento aos flagelados da cheia dos Rios Tocantins e Itacaiúnas. Mas, segundo André Farias, a Prefeitura de Marabá recusou a oferta.

Ninharia

O prefeito Maurino Magalhães negou o fato e disse que o secretário André Farias faltou com a verdade. Mas outra fonte ligada ao governo do Estado confirmou à Coluna que o prefeito recusou a ajuda por achar pequeno o recurso. E disse que a oferta do governo foi devidamente documentada, justamente prevendo situações como a de ontem (5).

Obstáculo

A governadora Ana Júlia começa a sentir que não será fácil aprovar, no Legislativo, autorização de empréstimo de R$ 366 milhões junto ao BNDES. O PTB, liderado pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa, já avisou que não vota o projeto sem o detalhamento sobre onde será investido o dinheiro. Mesma posição mantida, por ora, pelo PMDB.


Raimundo Oliveira, ainda superintendente do Incra, dá sinais de que ainda não jogou a toalha no caso da nomeação de seu sucessor. Durante reunião da Amat, ontem (5), ele afirmou que o seu adjunto, Jandir Mella, é o melhor nome para o cargo. Mas admitiu que Rosinete Lima, indicada por Bernadete ten Caten, também tem perfil para a função.


Nenhum comentário: