sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Quem fala demais...



No site Comunique-se, mais uma condenação do jornalista Luiz Nassif e do Portal IG, por falarem e escreverem o que não devem, manchando a honra alheia:



"Justiça condena Luiz Nassif e IG a indenizarem diretor da Veja
O jornalista Luiz Nassif e o portal IG foram condenados a indenizar em R$ 100 mil (R$ 50 mil para cada um dos réus) o diretor da revista Veja, Eurípides Alcântara. A ação por danos morais foi baseada em matérias publicadas no blog de Nassif que relacionavam o nome do diretor da revista ao banqueiro Daniel Dantas. A condenação foi decidida nesta quinta-feira (25/02), pela 4ª Câmara de Direito Privado. Ainda cabe recurso.

“A propósito, o apelado Luiz Nassif, autor das palavras, não só admitiu, como as reiterou, pelo que, após refletir sobre seu significado, têm-se o suficiente para bem identificar a intenção de menosprezar e agredir moralmente o apelante [Eurípedes]”, sustentou o relator do recurso, desembargador Carlos Teixeira Leite Filho.

O caso começou a ser julgado em janeiro, mas foi adiado com o pedido de vistas do desembargador Fábio Quadros. Em resultado parcial, houve empate, com um voto pela condenação de Nassif e outro favorável a manutenção da sentença de primeiro grau que julgou improcedente o pedido de Eurípedes Alcântara. O caso foi desempatado pelo desembargador Fábio Quadros.

Nassif e o IG respondem por artigos publicados no blog do jornalista que afirmam que a Veja teria uma acordo com o Grupo Opportunity, de Daniel Dantas, e que Eurípedes seria o contato direito da revista com o banqueiro.

Por maioria de votos, a turma julgadora entendeu que Nassif abusou do direito de informar, com críticas que atingiram a credibilidade profissional de Eurípedes.

Não é a primeira vez que o jornalista e o IG são condenados a indenizar profissionais da Veja. Em outubro de 2009, a Justiça estipulou que ambos os réus pagassem 100 salários mínimos para o redator-chefe da Veja, Mario Sabino, em outra condenação por danos morais, por matérias que criticavam a gestão de Sabino na revista.

Com informações são do Consultor Jurídico."


Nenhum comentário: