segunda-feira, 1 de março de 2010

Coisas da Política, 27 de fevereiro a 1º de março de 2010



Acontece neste domingo, a partir das 9h00, no Clube da Vale, a posse da nova direção do PT em Marabá. Luiz Bressan assume a presidência da executiva municipal, tendo como vice Demerval Bento da Silva. O evento servirá também para comemorar os 30 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores.

Guerra
Azedou de vez a relação do PMDB com o PT no Pará. Pronunciamento do deputado Zé Geraldo (PT), na última quinta-feira (25), desancou com os deputados estaduais do PMDB, a quem chamou de ‘irresponsáveis’ por não terem aprovado, ainda, o pedido de empréstimo de R$ 366 milhões que tramita vagarosamente na Assembléia Legislativa.
Resposta
A resposta não tardou. O líder da bancada peemedebista no Legislativo estadual, deputado Parsifal Pontes, disse que o PMDB serve ao Pará, e não ao PT e ao deputado Zé Geraldo. E afirmou que seu partido ajudou a aprovar empréstimos que somam R$ 2 bilhões desde 2007 e que o governo petista não construiu nenhuma obra e nem diz onde aplicou o dinheiro.
Acusações
Pontes disse que os empréstimos contraídos pelo governo não deram resultados para o Estado e afirmou que os recursos dos impostos pagos pela população não são aplicados de forma eficaz. Ele apontou as áreas de saúde, educação e segurança pública como prova da ineficiência governamental. E disse que o PMDB não se submeterá à tentativa de ‘chantagem de Zé Geraldo’.
Bancos
Tramita na Câmara Municipal de Marabá projeto de lei de autoria do vereador Edivaldo Santos (PPS) que obriga as agências bancárias a disponibilizar cadeiras para acomodar os clientes que esperam por atendimento dos caixas. Pelo projeto, 30% dos assentos serão reservados para idosos, gestantes, lactantes, obesos e deficientes físicos.
Tempo
O projeto do vereador do PPS pretende melhorar, também, o sistema de senhas. Caso a proposta vire lei, os bancos ficarão obrigados a informar nas senhas o horário de atendimento dos clientes, a exemplo do que já acontece em outras cidades onde o tempo de espera nas filas baixou de forma significativa, diminuindo também o sofrimento dos clientes.
Vaivém
Depois de retirar da Casa Civil a atribuição de nomear e exonerar servidores do Estado, a governadora Ana Júlia Carepa (PT) voltou atrás. O Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26) publicou decreto da governadora devolvendo ao chefe da Casa Civil o poder de gerir as nomeações e exonerações, que havia sido delegada à Secretaria de Governo.
Passo atrás
Nesta segunda-feira (1º), o médico Everaldo Martins assume a Casa Civil do governo, em substituição ao economista Cláudio Puty. A tentativa de retirar mais uma atribuição da Pasta foi recebida por aliados de Martins como uma tentativa de esvaziamento do cargo. As reações foram contundentes, levando o governo a voltar atrás na decisão.

A governadora Ana Júlia Carepa desembarca neste sábado (27) em Redenção, onde entrega novos equipamentos ao Hospital Regional Público do Araguaia. A governadora deve participar ainda da instalação do Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar e visitar obras do Estado e do município.  Amanhã (28), Ana Júlia visita Conceição do Araguaia.

Nenhum comentário: