quinta-feira, 4 de março de 2010

Coisas da Política, 4 e 5 de março de 2010



A cada dia, surge um novo peemedebista falando de dificuldades para que seu partido esteja alinhado com o PT na eleição para o governo do Pará. Integram a longa lista, entre outros, José Priante, Parsifal Pontes, Helder Barbalho e, agora, Hildegardo Nunes. Mas o cacique do PMDB, Jader Barbalho, nada diz, pelo menos por ora.

Ausentes
O PMDB de Jader Barbalho, o PDT de Giovanni Queiroz, o PTB de Duciomar Costa e o PR de Anivaldo Vale não se fizeram representar na cerimônia de posse dos novos secretários da governadora Ana Júlia Carepa (PT), na última segunda-feira, em Belém. E todos foram convidados pelo cerimonial do governo do Estado.
Mudança
Ao contrário do que foi publicado aqui, na terça-feira (2), o secretário de Estado de Transportes, Valdir Ganzer, acabou não deixando a secretaria, como havia sido anunciado pelo governo. Na última hora, a governadora Ana Júlia decidiu manter Ganzer no cargo e tornou sem efeito o decreto de exoneração do titular da Secretaria de Transportes (Setran).
Motivação
A alegação para anular a exoneração de Valdir Ganzer foi de que o governo precisava manter o deputado Airton Faleiro na liderança do governo na Assembléia, já que o parlamentar está à frente das negociações do projeto do empréstimo de R$ 366 milhões. Faleiro é suplente de Ganzer e se este deixasse a Setran teria que reassumir sua cadeira no Legislativo.
Barreira
E por falar no tal empréstimo, os deputados estaduais mostraram esta semana como será difícil para o Executivo obter autorização legislativa na busca dos sonhados R$ 366 milhões. Os parlamentares derrubaram dois vetos da governadora, mostrando que não é nada bom o humor do Legislativo com relação ao Palácio dos Despachos.
Federais
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que as vagas de deputado federal do Pará não aumentarão de 17 para 20, como se chegou a cogitar na semana passada. Os ministros do TSE rejeitaram a resolução do próprio Tribunal, que redefiniria o número de representantes dos Estados na Câmara dos Deputados. Por ora, nada muda na composição das bancadas estaduais.
E agora?
Na terça-feira (2), na Câmara Municipal de Marabá, a líder do governo, vereadora Irismar Sampaio (PR), criticou a prefeitura, que, segundo ela, se recusa a atender demandas das comunidades em áreas de ocupações. Ela reclamou da ausência da administração municipal nessas áreas, no que se refere à recuperação de ruas e iluminação pública, e ainda criticou a falta de política habitacional no município.
Mutirão
Da tribuna da Casa, Irismar disse que está se sentindo impotente e que vem tentando conseguir material de aterro para minimizar o sofrimento da população. A vereadora pretende que os próprios moradores façam a recuperação das ruas mais críticas com o aterro que ela conseguir angariar. O que pensar, quando até a líder do Executivo perde as esperanças quanto ao governo que ela representa?

Apesar de não confirmar sua candidatura à Presidência da República, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), já começou a montar sua estrutura de campanha. E está escolhendo assessores e amigos que devem comandar o seu núcleo de campanha enquanto assedia o governador mineiro, Aécio Neves, para ser o seu vice em chapa tucana puro-sangue.

Nenhum comentário: