segunda-feira, 8 de março de 2010

Coisas da Política, 6 a 8 de março de 2010




A Câmara de Vereadores de Marabá realiza sessão, na próxima terça-feira (9), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Personalidades serão homenageadas com as comendas ‘Beta Moreira’ e Miriam Chaves. A primeira destinada a destaques na área educacional e a segunda a personalidades que se destacaram em outras atividades.

Contas
Dias turbulentos esperam o prefeito de Conceição do Araguaia, Álvaro Brito Xavier (PT). A Câmara de Vereadores acabam de instalar Comissão Processante para investigar irregularidades no governo municipal. O prefeito é acusado de não prestar contas de sua administração, desde 2005.
Apoio
O deputado João Salame (PPS) se reuniu, nesta sexta-feira (5) com representantes do seu partido em Santana do Araguaia. E recebeu o apoio público de 200 lideranças locais e do vereador Paulo Santos da Silva, que comanda o bloco de oposição ao prefeito Gilgleider Altino Ribeiro, o Alegria (PSDB).
Carajás
Neste sábado (6), pela manhã, no distrito de Casa de Tábua, município de Santa Maria das Barreiras, João Salame participa de manifestação pela criação do Estado de Carajás. O evento será promovido pelo Comitê Pró-criação de Carajás e deve reunir lideranças políticas de toda a região de Redenção.
Ocupação
Pais de alunos da rede municipal de Santana do Araguaia decidiram ocupar o prédio da prefeitura, em protesto pelas péssimas condições das escolas municipais. Os manifestantes exigem que o prefeito Alegria faça os investimentos necessários para oferecer aos alunos o direito constitucional de acesso à educação.
Candidaturas
Apesar de ser alvo de protestos e não gozar de bons índices de popularidade, Alegria pretende lançar a mulher dele, Samara, candidata a deputada estadual pelo PRB. Se confirmada sua candidatura, Samara deverá disputar votos com Eduardo Alves Conti (PSB), que foi o segundo colocado na eleição para prefeito, em 2008, quando obteve 5,4 mil votos.
Novela
Continua a saga do governo do Estado para tentar aprovar autorização de empréstimo de R$ 366 milhões do BNDES. Para isso, está tentando negociar com o G8 e com o PMDB. O Palácio dos Despachos deve pedir uma reunião com os parlamentares do G8 logo no início da próxima semana. O encontro, provavelmente, deve acontecer na terça-feira (9).
Crime
Há muito que a população dos municípios às margens da rodovia BR-158 (que liga o Pará ao Mato Grosso) espera que o governo federal conclua as pontes que já causaram inúmeros acidentes. Grandes esqueletos de ferro e concreto e velhas pontes em desvios improvisados ceifaram muitas vidas nos últimos 20 anos.
Substituição
O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (PT), deve mudar seu secretariado, de olho nas eleições deste ano. O secretário de Fazenda, Milton Zimmer, pode mesmo deixar o cargo para tentar cadeira na Assembléia Legislativa. O procurador jurídico do município, Hernandes Margalho, está cotado para substituir Zimmer na Secretaria de Fazenda.

Até a manhã de sexta-feira (5), os servidores do Detran-PA ainda não tinham recebido o salário de fevereiro. Segundo fonte da Coluna, a direção do órgão alega que a greve dos servidores foi a causa do atraso. Normalmente, o Detran paga os salários até o dia 1º do mês subseqüente ao trabalhado.

Nenhum comentário: