terça-feira, 9 de março de 2010

Coisas da Política, 9 e 10 de março de 2010

Novas regiões estão para receber os benefícios do programa Luz para Todos, do governo federal. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente já emitiu as licenças ambientais para implantação de redes de eletrificação rural em São Geraldo do Araguaia, Tucumã, Conceição do Araguaia, São João do Araguaia, Eldorado, Ourilândia do Norte.

Dúvida
O secretário de Indústria e Comércio de Marabá, Ítalo Ipojucan, tem confidenciado a amigos a possibilidade de não sair candidato a deputado estadual. Com os grandes investimentos privados previstos para o município, Ipojucan está propenso a se concentrar nos seus negócios como empresário.
Ato público
Milhares de pessoas participaram do ato pró-Estado de Carajás, no último sábado (6), no distrito de Casa de Tábua, município de Santa Maria das Barreiras. O deputado João Salame (PPS) foi o único parlamentar presente, ao lado do prefeito Odacir dal Santo (PRB) e de vereadores de Santa Maria e de Conceição do Araguaia.
Caminhada
Depois do ato público, Salame e Odacir visitaram a escola do distrito, onde ainda não há ensino médio para atender o grande número de jovens da localidade. Depois, visitaram a delegacia, construída ainda no governo de Simão Jatene (PSDB), onde há investigador, mas não existe delegado de polícia nomeado pelo Estado.
Apelo
O deputado Gerson Peres (PP), aliado de primeira hora do PSDB nos 12 anos do governo tucano no Pará e agora participante ativo do governo do PT, conclamou os deputados estaduais a aprovarem pedido de empréstimo do Executivo de R$ 366 milhões. Foi em artigo assinado em um jornal da capital, neste domingo (7).
Desafio
Gerson Peres afirma que o Executivo já detalhou aos deputados onde será aplicado o dinheiro. A resposta ao presidente do PP não tardou. O líder do PMDB, Parsifal Pontes, desafiou Gerson Peres a apresentar ao Legislativo a planilha detalhada dos investimentos, afirmando que esta não chegou à Assembléia.
Reunião
Hoje (9), o governo tem reunião com os prefeitos do Estado, onde promete detalhar a aplicação dos R$ 366 milhões. Foram convidados para o evento a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), associações e consórcios municipais.
Ministro
Acompanhado do deputado federal Zé Geraldo (PT), o ministro da Previdência, José Pimentel, desembarca no Pará na próxima quinta-feira (11). Vem inaugurar a agência da Previdência Social de Altamira, na região da Transamazônica. O Pará possui atualmente 27 agências do INNS e o governo federal anunciou que deve ampliar o número para 74 unidades.
Emancipações
Na próxima sexta-feira (12), acontece na Câmara Municipal de Marabá reunião com representantes de vilas e distritos que pretendem se tornar municípios. Será debatido projeto de lei do deputado João Salame sobre o assunto, provavelmente com a participação do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Juvenil (PMDB).

O deputado Cássio Andrade e o vereador de Belém Ademir Andrade prestigiaram o encontro municipal do seu partido, o PSB, em Xinguara. A convite do presidente do PSB no município, empresário Celso Viana, os líderes estaduais participaram dos debates em torno das estratégias da legenda para as eleições deste ano.

Nenhum comentário: