quinta-feira, 15 de abril de 2010

Coisas da Política, 15 e 16 de abril de 2010

O senador Mário Couto (PSDB-PA) continua sua cruzada contra o governo do Pará. E denuncia que escola de São Geraldo do Araguaia, recentemente reformada pelo governo, não tem bebedouro para os alunos. As crianças, segundo ele, bebem água de uma panela, usando as mesmas canecas para matar a sede, com riscos para a saúde.

Sem volta
É definitivo o rompimento do vice-prefeito de Marabá, Nagilson Amoury (PRB), com o prefeito Maurino Magalhães (PR). Desde que foi afastado da Secretaria de Saúde, Amoury reclama que não teve apoio do Executivo enquanto durou a gestão dele naquela Pasta. A partir de agora, o vice deve dedicar-se apenas à sua defesa nos processos que correm na Polícia Federal.
Urgência
Em sessão realizada na noite de ontem (14), a Câmara dos Deputados aprovou regime de urgência para os projetos que autorizam o plebiscito sobre a criação dos Estados de Carajás e Tapajós. Agora, segundo a Assessoria de Comunicação do deputado Giovanni Queiroz (PDT), os deputados terão até cinco sessões para decidir o mérito da questão.
Acordo
Na opinião do prefeito de Pau D’Arco e diretor de Divisão Territorial da Amat-Carajás, Luciano Guedes (PDT), não deve haver problema para a aprovação do mérito. Acordo firmado com líderes da bancada governista devem garantir a aprovação sem maiores dificuldades. Mas o plebiscito, segundo as lideranças pró-emancipação, só deve acontecer em 2011.
Derrota
Com a votação desta quarta-feira, caiu por terra a estratégia dos opositores de Carajás e Tapajós, que queriam que os projetos retornassem às comissões da Câmara. O maior defensor do retrocesso era o deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), candidato a assumir a relatoria das propostas nas tais comissões.
Elite
Zenaldo Coutinho tem lutado com unhas e dentes para evitar o plebiscito sobre a divisão do Pará. Afinado com a elite de Belém, o deputado tucano fez de tudo para impedir a votação do regime de urgência dos dois projetos, na sessão de ontem à noite.
Inércia
Acostumada a explorar as riquezas do sul e sudeste do Pará, sem nunca ter colocado os pés nessas regiões, a elite paraense, toda ela concentrada na Região Metropolitana de Belém (RMB), não aceita nenhuma mudança. Para eles, o negócio é manter os grandes investimentos governamentais na capital, deixando o interior relegado ao abandono e à miséria.
Vice
Volta a circular com força a hipótese do ex-prefeito Tião Miranda (PTB) ser o candidato a vice na chapa de Ana Júlia Carepa (PT). A candidatura de Miranda está sendo defendida por partidos como PDT, PSB, PP, PC do B e PV.
Ironia
Nessa chapa, o governo já trabalha com a hipótese de não mais fazer aliança com o PMDB. E tenta seduzir o vice-prefeito de Belém, Anivaldo Vale (PR) para disputar uma das vagas ao Senado. Ironia do destino, caso essa chapa se concretize Tião Miranda e Maurino Magalhães poderão estar juntos no mesmo palanque.

Projeto do deputado João Salame (PPS), em tramitação na Assembléia Legislativa, pretende criar a Região Metropolitana de Marabá. O deputado justifica a proposta na necessidade de planejar e executar ações de interesse comum dos municípios de Marabá, São João, Bom Jesus, Nova Ipixuna, São Domingos e Itupiranga.

Nenhum comentário: