quinta-feira, 8 de abril de 2010

Coisas da Política, 8 e 9 de abril de 2010

Aumenta, a cada dia, o número de pré-candidatos a deputado estadual na PA-279. Já são pelo menos três os pretensos postulantes a uma vaga de representante daquela região na Assembléia Legislativa: Ivo Dantas (PSC), de Tucumã; Antônio Lima Gomes (PC do B), de São Félix do Xingu; e Maurílio Gomes da Cunha, o Maguila (PSC), de Ourilândia do Norte.

Livre
O deputado Giovanni Queiroz (PDT) manteve demorada conversa com o ex-governador Simão Jatene, pré-candidato do PSDB ao governo do Estado. O parlamentar informou a Jatene que, no Pará, seu partido não é obrigado a apoiar o PT. Segundo Queiroz, o PDT está livre para prestar apoio a qualquer candidato.
Polêmica
Está causando polêmica projeto do deputado João Salame, que reduz, de 65 para 60 anos, a idade requerida para a isenção de taxas na renovação de carteiras de habilitação no Estado. A proposta foi considerada inconstitucional pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia.
Justificativa
Na terça-feira (6), Salame conseguiu mobilizar seus pares e derrubou a inconstitucionalidade no plenário da Casa. Na defesa da proposta, o deputado justifica que pessoas da terceira idade têm dificuldades para conseguir emprego e, geralmente, conseguem vagas de motoristas, mas não têm dinheiro para renovar a habilitação.
Produção
Nesta sexta-feira (9), o secretário de Estado de Meio Ambiente, Aníbal Picanço, cumpre agenda em Rondon do Pará. Acompanhado do assessor da governadora, Cláudio Puty, Picanço participa de reunião para tratar de questões relacionadas à produção.
Problema
As novas pontes da BR-155 (antiga PA-150), no trecho Marabá-Eldorado do Carajás, continuam levando perigo aos usuários da rodovia. Até ontem, ninguém do governo ou de alguma empreiteira apareceu para consertar o grande desnível entre o asfalto da rodovia e o concreto das pontes.
Buracos
Além do perigo iminente de algum acidente nas cabeceiras das novas pontes, quem passa pela BR-155 é obrigado a enfrentar os incontáveis buracos no asfalto. Principalmente nos 140 quilômetros que separam Eldorado de Xinguara.
Convicção
Muitos dos interlocutores do deputado federal Jader Barbalho no sul do Pará estão convictos de que ele será mesmo candidato a governador, em outubro deste ano. Segundo eles, Barbalho vem emitindo sinais claros de que está disposto a encarar a cansativa e pesada campanha para o governo do Estado.
Isolamento
A vila Rio Vermelho, município de Xinguara, ficou sem comunicação durante todo o feriado da Semana Santa. A localidade não conta com operadoras de celular e o sistema de telefonia fixa da Oi simplesmente parou. Telefones públicos, comerciais e residenciais não funcionaram durante todo o feriadão.
Renúncia
O deputado Martinho Carmona (PMDB) renunciou à candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Carmona decidiu apoiar a pretensão do deputado Luís Cunha (PDT) de ocupar a vaga no Tribunal.

A Prefeitura de Água Azul do Norte está adquirindo terreno na zona urbana para construir 50 casas populares. Segundo o prefeito Renan Lopes Souto (PMDB), as unidades fazem parte do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, do governo federal, com contrapartida do município.

Nenhum comentário: