terça-feira, 29 de junho de 2010

Coisas da Política, 29 e 30 de junho de 2010

Informa a Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marabá que o deputado Asdrúbal Bentes (PMDB) usará a tribuna da Casa na sessão desta terça-feira (29) para falar sobre recursos que trouxe para Marabá, ao longo de seus vários mandatos. O pronunciamento se dará por solicitação do próprio deputado, durante sessão ordinária da CMM.

Vice
O ex-vice-governador do Estado, Hildegardo Nunes, filho do ex-governador Alacid Nunes, é o escolhido do PMDB para compor a chapa do candidato do partido ao governo, Domingos Juvenil. As candidaturas de Hildegardo a vice e de Juvenil ao governo foram homologadas em convenção, no sábado (26).
Deputado
O ex-deputado José Priante, que também postulava a indicação do PMDB ao governo, desistiu da empreitada, a pedido do presidente do partido, deputado Jader Barbalho. Priante decidiu disputar uma cadeira na Câmara Federal, de onde saiu em 2006 para disputar o governo do Pará.
Difícil
Apesar de remotas, ainda existem chances de acordo entre o DEM e o PSDB. O que está emperrando as negociações, segundo fonte da Coluna, é a recente exigência do Democratas de que a coligação se estenda também para as eleições proporcionais. Os deputados tucanos não aceitam nem falar sobre o assunto, levando as negociações à estaca zero.
Em aberto
O DEM realizou convenção nesta segunda-feira, em Belém, lançando a ex-governadora Valéria Pires Franco para o Senado. Em ata aprovada pelos convencionais foi dado poder ao presidente do partido, deputado Vic Pires Franco, para negociar possíveis coligações do DEM até esta quarta-feira (30).
Descendo
Depois de muitas idas e vindas, a deputada federal Bel Mesquita (PMDB) decidiu descer um degrau e disputar cadeira na Assembléia Legislativa, nas eleições de outubro. Oficialmente, a decisão se deu porque a deputada quer ficar mais perto de Parauapebas, onde deve tentar retornar à prefeitura, em 2012.
Explicação
Mas o que se fala, nos bastidores da política paraense, é que sem Jader Barbalho para carrear votos na eleição para a Câmara Federal, não somente Bel Mesquita, mas outros nomes do PMDB podem ter grandes dificuldades para se eleger deputado federal. Por isso, a opção da deputada pela disputa menos complicada para o Legislativo estadual.
Milhões
Dois partidos que eram esperados pelo ex-governador Simão Jatene na coligação do PSDB, acabaram acertando com o PT. O que se diz é que o PTB fechou acordo com a governadora Ana Júlia Carepa em troca de R$ 118 milhões de ICMS extra para a Prefeitura de Belém, uma vaga no Tribunal de Contas do Estado para o deputado Joaquim Passarinho e a presidência da Cohab.
Recuo
Já o PSC do deputado Zequinha Marinho, que andava alardeando que iria romper com PT e apoiar Jatene, voltou atrás depois de conversa reservada com Ana Júlia. Ninguém sabe quantos foram os motivos que levaram o PSC a permanecer na barca da reeleição da governadora, que tem mais de uma dúzia de partidos.

Nas primeiras listas de candidatos divulgadas pelos partidos, alguns nomes conhecidos do sul e sudeste paraenses: José Milesi, de Itupiranga; Emerson Monsef, de Redenção; e Delvani Balbino, o Xis, de Floresta. Em Marabá, o PT está lançando três candidatos a deputado estadual: Bernadete ten Caten, Sebastião Ferreirinha e Raimundo Oliveira.

Nenhum comentário: