segunda-feira, 28 de junho de 2010

Coisas da Política, 26 a 28 de junho de 2010

O anúncio do nome do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para ocupar a vaga de vice na chapa do candidato tucano à Presidência, José Serra, teve reação imediata do DEM. A maior legenda entre os aliados do PSDB não aceita de jeito nenhum uma chapa puro sangue e quer indicar o companheiro de chapa de Serra. Prenúncio de mais uma crise nos arraiais da oposição.

Licença
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos entrega, na tarde deste sábado (26), a licença de instalação das obras de pavimentação da Rodovia Transamazônica, trecho Marabá-Rurópolis. O ato está marcado para Altamira, onde o ministro estará acompanhado da governadora Ana Júlia, de parlamentares federais do Pará e prefeitos da região.
Largada
Começam neste sábado, as convenções estaduais dos principais partidos políticos do Pará para aprovar coligações e escolher candidatos a governador, senador, vice-governador, deputados federais e estaduais. O primeiro dos grandes partidos a se reunir será o PMDB, que fará sua convenção na manhã de hoje (26), no plenário da Assembléia Legislativa do Estado.
Script
Segundo o roteiro anunciado, os peemedebistas devem homologar o nome do deputado Domingos Juvenil, presidente da Assembléia Legislativa do Estado, como candidato do partido à sucessão da governadora Ana Júlia Carepa (PT). Até o fechamento da Coluna, não se tinha notícia de quem será o candidato a vice de Juvenil. Tudo indica que o nome sairá também das fileiras do PMDB.
Pastores
Depois de presidir a convenção peemedebista, o deputado Jader Barbalho seguirá para Xinguara, onde deve chegar por volta das 17h00. Ali, acompanhado de Domingos Juvenil e do líder do PMDB na Assembléia, deputado Parsifal Pontes, Jader participa de evento da Igreja Assembléia de Deus Madureira. Pastores de todo o sul do Pará vão se reunir com Jader.
Partidos
Voltando às convenções, o PPS realiza sua convenção neste domingo. PT, PSDB e DEM se reúnem para escolher e homologar candidatos somente na quarta-feira (30), último dia do prazo legal de realização das convenções. Já as convenções do PSOL e do PC do B serão neste sábado, respectivamente na Câmara Municipal de Belém e na sede do Paysandu.
Governadores
Na disputa do governo do Estado, como já se sabe, o PT vai de Ana Júlia, candidata à reeleição. O PSDB terá como candidato o ex-governador Simão Jatene. O PSOL lança o historiador Fernando Carneiro e há ainda a candidatura do empresário Luiz Carlos Tremonte, que deve ser lançado ao governo pelo PSL, cuja convenção está marcada para terça-feira (29).
Senadores
Para o Senado, os nomes até agora colocados são o de Paulo Rocha (PT), Jader Barbalho (PMDB), Flexa Ribeiro (PSDB), além de Marinor Brito e João Augusto Oliveira, ambos do PSOL. A ex-vice-governadora Valéria Pires Franco (DEM) também já anunciou a pretensão de concorrer ao Senado, mas o seu partido ainda não bateu o martelo sobre a questão.

O ex-governador Almir Gabriel parece que não estava brincando, quando prometeu entrar de corpo e alma na campanha do PMDB ao governo. Fonte da Coluna informa que Almir convidou prefeitos, ex-prefeitos e outros líderes que ele considera como seus aliados para café da manhã neste sábado (26), onde pedirá apoio para Domingos Juvenil.

Nenhum comentário: