quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Coisas da Política, 12 e 13 de agosto de 2010

Até as eleições, a Assembléia Legislativa do Estado terá apenas uma sessão semanal, às terças-feiras. Nos demais dias da semana, os deputados estarão envolvidos em atividades de campanha, já que a maioria está na caminhada da reeleição ou disputa outros cargos, como o presidente da Casa, Domingos Juvenil, candidato ao governo do Estado.

Ditadura
O prefeito de Eldorado de Carajás, Genival Diniz Gonçalves (PT), baixou decreto proibindo seus secretários de apoiar candidatos às eleições de 2010, sem a devida autorização dele. A notícia está por todos os lados, na blogosfera, e é provável que nem Hugo Chavez e Fidel Castro seriam capazes de tanto.
Sem direitos
No melhor estilo Odorico Paraguaçu (personagem da novela O Bem Amado, exibida na década de 70, pela TV Globo), Diniz cassa, sem pestanejar, a cidadania de seus auxiliares. Os coitados não têm mais direito à livre expressão, garantida pela Constituição, mas mandada às favas no decreto tresloucado do prefeito.
Fora de foco
É claro que, por exercerem cargos de confiança, os secretários deveriam ter (se não têm) um alinhamento natural com o pensamento político do chefe. Mas baixar um decreto para enquadrar a equipe já é demais, até porque Eldorado tem problemas mais sérios a merecer a atenção do prefeito. Ou não?
Choque
O Sintepp de Parauapebas acusa o prefeito Darci José Lermen (PT) de usar a tropa de choque da PM para tentar intimidar professores. Os desentendimentos do governo municipal com os educadores vêm já de algum tempo, sem que a prefeitura consiga avançar no diálogo com a categoria e na discussão e atendimento de suas reivindicações.
Debate
Está marcado para o dia 26 de agosto e será na TV RBA (Bandeirantes) o primeiro debate dos candidatos ao governo do Pará. Ana Júlia Carepa (PT) Domingos Juvenil (PMDB), Fernando Carneiro (PSOL) e Simão Jatene (PSDB) já confirmaram participação e vão poder mostrar aos eleitores paraenses quais são os seus planos para governar o Estado.
Fora
Cleber Rabelo (PSTU), cujo partido não possui representação na Câmara dos Deputados, ficará de fora do debate, mas será entrevistado em programa da emissora, como prêmio de consolação. O debate acontecerá às 22 horas, com transmissão para todos os municípios que recebem o sinal da RBA.
Expectativa
O projeto de lei sobre a criação de novos municípios, de autoria do deputado João Salame (PPS) e aprovado na semana passada na Assembléia Legislativa, seguirá nesta quinta-feira para sanção ou veto da governadora Ana Júlia Carepa (PT). A governadora tem o prazo de15 dias para tomar sua decisão.
Do contra
O deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB) tem declarado insistentemente que essa lei dos novos municípios é inconstitucional. Coutinho é aquele que trabalha dia e noite contra a criação dos Estados do Tapajós e de Carajás. Parece que sua luta é mesmo contra a emancipação de toda e qualquer comunidade, mesmo as abandonadas pelo poder central.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) promete para hoje (12) a divulgação da lista de todos os candidatos deferidos e que estão aptos a disputar as eleições 2010. No total, 820 candidatos pediram registro ao TRE, mas alguns foram indeferidos pelo Tribunal.

Nenhum comentário: