quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Coisas da Política, 26 e 27 de agosto de 2010

Na sessão da última terça-feira (24), o líder do Executivo na Câmara de Marabá, vereador Nagib Mutran Neto (PMDB), pediu, estrategicamente, a retirada de pauta dos projetos que tratam de pedidos de empréstimos junto ao BNDES. Não havia número suficiente de vereadores para garantir a aprovação e, se rejeitados, os projetos só poderiam voltar à pauta em 2011.

Recuperado
Depois de quase 60 dias fora de ação, o deputado Giovanni Queiroz (PDT) finalmente vai começar sua campanha tentando o quinto mandato na Câmara Federal. Giovanni sofreu infarto no dia 1º de julho, em Belém. Submetido a cirurgia para implantar pontes de safena, ele já está em Brasília, onde participa normalmente de atividades parlamentares.
Campanha
Em linha direta com a Coluna, Giovanni informa estar muito bem e pronto para começar sua campanha, que será curta por causa dos problemas de saúde que enfrentou. Segundo o deputado, no dia 5 de setembro, ele começará a percorrer os municípios paraenses, em busca de votos que possam garantir sua reeleição. Ao todo, serão apenas 22 de campanha.
Debate
Será nesta quinta-feira o debate dos candidatos ao governo do Pará, na TV RBA, repetidora do sinal da Rede Bandeirantes no Estado. Quatro candidatos vão participar do encontro: Ana Júlia Carepa (PT), Domingos Juvenil (PMDB), Fernando Carneiro e Simão Jatene (PSDB). Segundo a emissora, Cléber Rabelo (PSTU) ficou de fora por critérios previstos na legislação eleitoral.
Ibope
Parece que finalmente cairão por terra as famigeradas ‘pesquisas internas’, pelas quais cada candidato diz que está à frente na corrida para o governo do Pará. O Ibope registrou pesquisa de intenções de votos para o governo do Estado e para o Senado, com aplicação de 812 questionários em vários municípios paraenses. O resultado deve sair neste fim de semana.
Vox Populi
Há informações de que o Vox Populi também estará fazendo pesquisa no Pará, logo nos primeiros dias de setembro. E a UFPA, através do seu Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP), colocará uma equipe nas ruas, a partir de 2 de setembro, checando os números das eleições no Pará. Finalmente, o eleitor poderá saber os números da disputa.
Diplomação
Cristina Malcher (PSDB), segunda colocada nas eleições de 2008 para a Prefeitura de Rondon do Pará, foi diplomada pela Justiça Eleitoral, mas ainda não recebeu posse da Câmara de Vereadores. Como se sabe, o prefeito eleito Olávio Rocha (PMDB) foi cassado pelo TRE, acusado de abuso de poder econômico ainda na campanha de 2008.
Recurso
Cristina e o vice Cláudio Nogueira (DEM) foram diplomados no final da tarde de terça-feira (24), pelo juiz Gabriel Costa Ribeiro, e a Câmara tem até as primeiras horas de sexta-feira para dar posse aos dois. Olávio Rocha, por sua vez, entrou com medida cautelar no TSE, em Brasília, para voltar ao cargo até o julgamento final de recurso contra a decisão do TRE do Pará.

A relação de Ana Júlia com o deputado Jader Barbalho (PMDB) parece ter azedado de vez. A coligação ‘Acelera Pará’ entrou com uma série de processos contra veículos de comunicação de Barbalho, por supostos crimes eleitorais. E Ana já avisou: não aceita de jeito nenhum a participação de Lula e Dilma Rousseff no palanque do PMDB.

Nenhum comentário: