terça-feira, 31 de agosto de 2010

Coisas da Política, 31 de agosto e 1º de setembro de 2010

Na pauta da sessão desta terça-feira (31) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), julgamento de recurso do Ministério Público Eleitoral do Pará contra a candidatura de Jader Barbalho (PMDB) ao Senado. A alegação do MPE, com base na ‘Lei da Ficha Limpa’, é de que Jader não pode ser candidato por ter renunciado ao mandato de senador, em 2001.

De volta
Ainda no TSE, liminar da ministra Carmen Lúcia determinou que sejam reconduzidos aos cargos o prefeito de Rondon do Pará, Olávio Rocha, e o vice-prefeito Luiz Santa Clara, ambos do PMDB. Eles haviam sido cassados por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), acusados de abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2008.
Relâmpago
Durou apenas três dias o mandato da segunda colocada nas eleições de Rondon, Cristina Malcher (PSDB). Ela foi empossada pela Câmara Municipal na sexta-feira (27), mas agora, por força da decisão do TSE, deve deixar a prefeitura nesta terça-feira. A liminar é válida até que o TSE julgue o mérito do caso.
Carreata
Ontem (30), partidários de Olávio Rocha fizeram uma grande carreata pelas ruas de Rondon do Pará, para comemorar a volta do prefeito ao cargo. Até o fechamento da Coluna, ainda não estava definido o local e o horário da posse de Olávio e Santa Clara.
Pesquisa
Publicado o resultado da primeira pesquisa para o governo do Pará, os arraiais tucanos fazem a festa, com a liderança de Simão Jatene dez pontos à frente da principal adversária. Festa ainda maior pela probabilidade, ainda que não muito grande, de Jatene decidir a parada no primeiro turno. A ordem é acelerar a campanha para tentar liquidar a fatura em 3 de outubro.
Rejeição
Pelo lado petista, preocupação com os altíssimos índices de rejeição da governadora Ana Júlia Carepa, ainda acima de 40% em todo o Estado. Na capital, o quadro é mais dramático, com 47% de eleitores que dizem não votar em Ana de jeito nenhum.
Um dígito
Domingos Juvenil (PMDB), mesmo com o apoio de Jader Barbalho e Almir Gabriel, está na casa de 6%, segundo o Ibope. Nas hostes jaderistas, a ordem agora é concentrar todos os esforços possíveis para que Juvenil chegue à casa de dois dígitos, forçando o segundo turno entre Ana e Jatene, para barganhar apoio em troca de espaços no novo governo.
Placas
A campanha esquentou lá pelas bandas de Xinguara, onde o prefeito José Davi Passos (PT) mandou recolher dezenas de placas de candidatos que foram colocadas nas vias públicas. A ação, levada a termo pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, irritou a políticos de oposição, que alegaram perseguição por parte da prefeitura.
Polícia
Segundo o prefeito, as placas atrapalhavam a passagem de pedestres e tiravam a visão de motoristas, podendo causar acidentes de trânsito. Políticos mais exaltados chegaram a ameaçar os funcionários da prefeitura e foi preciso a utilização de força policial para concluir o recolhimento das placas. É provável que o caso vá parar no Judiciário.

Nesta segunda-feira, a coligação ‘Frente Popular Acelera Pará’, da governadora Ana Júlia, contestou os números da pesquisa Ibope/TV Liberal, alegando supostos erros no levantamento. E entrou novamente na Justiça, desta vez para impedir o uso dos números no horário eleitoral gratuito e a divulgação por outros meios de comunicação.

Nenhum comentário: