sábado, 15 de janeiro de 2011

Coisas da Política, 15 a 17 de janeiro de 2011

O advogado Marconi Leite será o adjunto de Tião Miranda na Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Miranda quer dar prioridade à regularização das questões legais da secretaria, tais como sistema de pagamentos, restos a pagar e licitações. Por isso, a escolha de um profissional do Direito para a função.

Dúvida
O secretário interino de Desenvolvimento Urbano e Regional, Pedro Abílio Torres do Carmo, deve permanecer no cargo até que o deputado federal eleito José Priante (PMDB), convidado por Simão Jatene (PSDB) para a Sedurb, decida o que vai fazer. Priante está em dúvida se indica alguém para o cargo e permanece em Brasília ou se assume ele mesmo a secretaria.
Colinho
Enquanto isso, o PDT de Giovanni Queiroz e o PR de Anivaldo Vale são as mais novas aquisições do governo Jatene. Vale foi candidato a vice-governador na chapa de Ana Júlia e até ontem (14) negava que seu partido já havia aderido. Apesar da negativa, ninguém mais tem dúvidas de que o PR irá sim para o colo do governo, consolidando a maioria governista na Assembléia.
Camaleão
Já o PDT não nega que é Jatene desde criancinha. Isso, pouco mais de duas semanas depois de seu líder, Giovanni Queiroz, dizer à Coluna que o partido foi eleito para fazer oposição ao governo estadual. Especula-se que a qualquer momento o Diário Oficial do Estado trará a nomeação de um pedetista para a Ação Social Integrada do Palácio do Governo (Asipag).
Intervenção
Por decisão do secretário Hélio Franco, foi decretada intervenção da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) no Hospital Regional de Tucuruí. Outras unidades de saúde do Estado podem seguir pelo mesmo caminho, passando para a administração direta do corpo técnico da Sespa, em razão do completo caos em que foram encontradas.
Enquanto descansa...
O deputado João Salame (PPS) está aproveitando o recesso na Assembléia Legislativa para se dedicar, prioritariamente, à questão da segurança pública. E, nesta sexta-feira (14), manteve audiência com o major Francisco Mota Bernardes, superintendente do Sistema Penitenciário, para tratar da reforma e ampliação do sistema carcerário em Marabá.
PM e Civil
Ainda nesta sexta, Salame esteve reunido com o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, discutindo a necessidade de investimentos urgentes em instalações, equipamentos e quadro de pessoal da Polícia Civil. E tratou de investimentos também para a PM, em audiência com o comandante-geral da corporação, coronel Mário Alfredo Souza Solano.
Bronca
Cristina Malcher (PSDB), prefeita de Rondon do Pará, entrou na mira da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil no município. A OAB divulgou manifesto de repúdio contra a retirada de servidores municipais que estavam a serviço do Poder Judiciário. Segundo os advogados, a medida está inviabilizando o atendimento à população no Fórum.

O PPS paraense estará realizando dois encontros regionais, neste fim de semana. No sábado, em Capanema, município da Zona Bragantina, e, no domingo, em São Domingos do Capim, Nordeste do Estado. Arnaldo Jordy, João Salame e outras lideranças estaduais da legenda participam.

Nenhum comentário: