terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Coisas da Política, 25 e 26 de janeiro de 2011

O diretório municipal do PPS em Tucuruí realiza, no próximo sábado (29), o 1º encontro de lideranças do partido no município. Na pauta, a importância de Tucuruí no cenário político, econômico e social do Pará. Os deputados Arnaldo Jordy e João Salame e o vice-governador Helenilson Pontes devem participar do evento.

Insatisfeito
O deputado eleito Tião Miranda (PTB) não está se sentindo confortável na cadeira de Secretário de Estado de Obras Públicas, para a qual foi nomeado no início deste mês. O problema é a falta de recursos na Pasta para executar obras no Estado. Nesse cenário, Miranda está cogitando deixar a secretaria e assumir sua cadeira no Parlamento estadual.
Ungido
Na Assembléia Legislativa do Estado (Alepa), tudo indica que o deputado Manoel Pioneiro (PSDB) será eleito presidente da Casa, no próximo dia 1º de fevereiro. Pioneiro é o preferido do governador Simão Jatene, que vem trabalhando fortemente pela eleição de seu ungido.
Oposição
Por outro lado, o PT anunciou que sua bancada na nova Legislatura apoiará o peemedebista Martinho Carmona, se este confirmar sua pretendida candidatura à presidência do Legislativo. O difícil nessa articulação é Carmona sair candidato sem contrariar os caciques do PMDB, que demonstram disposição de caminhar com o governo.
Briga
Após a eleição da presidência da Alepa, deve ser intensificada a disputa na questão dos cargos regionais do governo do Estado. Esta semana, o governador Jatene deve iniciar negociações no sentido de definir as nomeações para os órgãos do governo localizados no interior.
Até quando?
Por todo o Estado pipocam reclamações contra os péssimos serviços (?) da concessionária de energia elétrica do Pará, a Celpa. Na maioria dos municípios a população já não sabe mais o que fazer com tantas e longas interrupções no fornecimento de energia. Será que ninguém pode fazer alguma coisa para enquadrar essa empresa?
Sonegação
O ex-deputado Jader Barbalho, presidente estadual do PMDB, está mais uma vez no centro de uma grande polêmica. Está sendo acusado de sonegar R$ 2,8 milhões de Imposto de Renda. O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra Jader e a Receita Federal mandou inscrever o débito na dívida ativa da União.
Fisco
O presidente do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco), Charles Alcântara, manifestou preocupação com o decreto do governo que contingencia gastos na máquina pública do Estado. Ele alerta que há cortes previstos que podem dificultar a arrecadação de receitas que serviriam justamente para equilibrar as finanças do Estado.
Cuidado
De acordo com Alcântara, o Sindifisco apóia as medidas de austeridade que o governo está buscando para evitar desperdícios e equilibrar as contas públicas. Mas diz que é preciso ter cuidado para não afetar o trabalho da máquina arrecadadora, pois isso pode impedir que o governo alcance os objetivos esperados com a contenção de gastos.

A herança maldita do governo Lula não ficou apenas para Dilma Rousseff, que terá que descascar um imenso abacaxi. A Confederação Nacional dos Municípios garante que o governo anterior transferiu mais de R$ 20 bilhões das prefeituras para 2011, como restos a pagar. Dinheiro que está fazendo uma falta danada nos municípios.

Nenhum comentário: