terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Coisas da Política, 1º e 2 de fevereiro de 2011

Toma posse nesta terça-feira (1º) o secretário de Estado de Fazenda, José Barroso Tostes Neto, em cerimônia marcada para as 10h00 na sede da Sefa, em Belém. Funcionário de carreira da Receita Federal, a demora na posse do novo secretário se deu pela necessidade da liberação do órgão de origem para que ele pudesse assumir a nova função.

Consenso
Na Assembléia Legislativa do Estado (Alepa), tudo certo para que o deputado Manoel Pioneiro (PSDB) seja eleito em chapa única para presidir a Casa no biênio 2011-2012. Para fechar apoio ao parlamentar tucano, o PMDB assegurou a cadeira de 1º secretário da Mesa para a deputada Simone Morgado.
Vices
A eleição da nova Mesa Diretora da Alepa será na sessão de hoje (1º) e, se nada mudar até o momento da eleição, o deputado Júnior Ferrari (PTB), deverá ocupar a 1ª vice-presidência. Até o início da noite de ontem (31), não havia definição de quem seria o 2º vice-presidente e os demais cargos da Mesa continuavam em negociação.
Acordo
O deputado Martinho Carmona (PMDB), que até a última sexta-feira mantinha a pretensão de bater chapa com Manoel Pioneiro, optou por submeter-se à decisão de seu partido. Segundo Carmona, foi firmado um acordo para que Pioneiro seja presidente nos primeiros dois anos e ele, Carmona, assuma a presidência a partir de 2013. É esperar pra ver.
Espera
O deputado João Salame (PPS) não tomará posse hoje (1º) para o novo mandato na Alepa. Notificado nesta segunda-feira (31) para dizer se vai ou não assumir a Prefeitura de Marabá, Salame aguarda manifestação da Justiça nos recursos impetrados por Maurino Magalhães (PR), prefeito afastado pela acusação de caixa 2 na campanha de 2008.
Direito
Em linha direta com a Coluna, João Salame confirmou que tem um prazo de 60 dias para tomar posse na Assembléia Legislativa. Assim, conforme amplamente divulgado, o parlamentar usará desta prerrogativa enquanto se define a questão sobre o comando da administração municipal de Marabá.
Julgamento
A expectativa é de que o juiz José Rubens Barreiros de Leão, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), se manifeste ainda nesta terça-feira no mandado de segurança em que Maurino Magalhães pede sua recondução ao cargo. Caso o prefeito afastado não consiga sua reintegração, então o deputado João Salame deve aceitar o desafio de assumir a prefeitura.
Obras
O ex-deputado Joaquim Passarinho (PTB) deve ser mesmo o novo secretário de Estado de Obras Públicas, conforme anunciou a Coluna no último sábado (29). Passarinho exerceu o mesmo cargo no primeiro governo de Simão Jatene e ocupará a vaga de Tião Miranda, que desistiu da Seop por não ver condições de realizar um bom trabalho ali.
Posse
No próximo dia 18, acontece a posse do empresário Ítalo Ipojucan na presidência da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim) e dos demais diretores da entidade. Entre os convidados de honra do novo presidente para a cerimônia de posse, está o governador do Estado, Simão Jatene (PSDB).

O Termo de Compromisso assinado pelo Estado, municípios e setor produtivo, que busca aliar produção e preservação ambiental, suscitou dúvida em leitor da Coluna. Ele questiona porque o Incra não foi incluído no acordo, já que grande parte dos desmatamentos está em áreas de assentamentos implantados pelo órgão. Boa pergunta, não?

Nenhum comentário: