quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Coisas da Política, 10 e 11 de fevereiro de 2011

Neste sábado (12), a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) realiza em Marabá o Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado da Região de Carajás. O evento acontece no auditório da Câmara Municipal e faz parte de uma série de reuniões que vêm sendo realizadas nas diversas regiões do Estado.

Cosanpa
Na Assembléia Legislativa (Alepa), o deputado Carlos Bordalo (PT) apresentou requerimento para a realização de sessão especial pelos 40 anos da Cosanpa. O deputado João Salame (PPS) também parabenizou a empresa e seus funcionários, mas ressaltou que não há motivos para comemoração.
Concorrente
Salame disse que se preocupa com a situação da Cosanpa, que está à beira da falência. E lembrou que nos municípios de São Geraldo, Curionópolis, Eldorado, Xinguara e Tucumã os sistemas de abastecimento foram ou estão sendo implantados pela companhia de saneamento do Tocantins, a Saneatins.
É pra pensar
A Coluna se dá a liberdade de acrescentar Marabá, situada entre dois grandes rios e sofrendo eternamente sem água pela ineficiência da Cosanpa. Para Salame, uma empresa que não consegue vender água nem para os municípios paraenses precisa ser repensada pelo governo.
Comoção
A morte do vice-prefeito de Água Azul do Norte, Osvaldo Rogério de Souza, o Boca Rica (PP), assassinado na noite de terça-feira (8), abalou a região sul do Pará. O caso, segundo o delegado que preside o inquérito, tem todas as características de crime de encomenda executado por pistoleiros.
Impunidade
Autoridades e lideranças comunitárias de Água Azul vão pressionar o governo do Estado por uma apuração rigorosa e a devida punição dos culpados. Um político do município, ouvido pela Coluna, culpa o clima de impunidade pela violência desenfreada que assola toda a região.
Precedentes
O assassinato do então chefe de Gabinete da Prefeitura de Água Azul, José Luiz Martins, o Bite, em 2007, até hoje não foi desvendado pela polícia. No ano passado, o prédio da prefeitura foi destruído em incêndio, aparentemente criminoso, também sem nenhuma resposta das autoridades.
Comissões
Na sessão desta quarta-feira, na Alepa, foram instaladas as duas principais comissões da Casa, a de Justiça e a de Finanças. Os partidos escolheram os 11 titulares e 11 suplentes de cada uma delas. Após a sessão, as comissões reuniram e elegeram os seus presidentes e vice-presidentes.
Comando
A Comissão de Finanças será comandada pelo deputado Martinho Carmona (PMDB), presidente, e Ana Cunha (PSDB), como vice-presidente. A Comissão de Justiça tem como presidente o deputado Alexandre Von (PSDB) e como vice Raimundo Santos (PR).
Aumento
Após a eleição dos presidentes, as comissões de Justiça e Finanças fizeram a primeira reunião conjunta do ano. Na pauta, três projetos, aprovados por unanimidade. Entre eles, o que determina reajuste salarial para os deputados, que devem passar a receber 75% dos vencimentos dos deputados federais.

A Câmara Municipal de Marabá retorna do recesso na próxima semana, realizando a primeira sessão ordinária do período na terça-feira (15), às 9 horas da manhã. Também na terça, às 19h00, os vereadores participam de sessão solene para homenagear personalidades por serviços prestados à comunidade.

Nenhum comentário: