sábado, 26 de fevereiro de 2011

Coisas da Política, 26 a 28 de fevereiro de 2011

Bastante concorrida a posse do presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, Ítalo Ipojucan, nesta sexta-feira (25). Entre as autoridades que prestigiaram a nova diretoria, o secretário de Estado de Governo, Sérgio Leão; o presidente da Assembléia Legislativa, Manoel Pioneiro; e o deputado João Salame.

Divisão
Tudo indica que os cargos no Incra serão rateados entre diversas tendências do PT no Pará. A Unidade na Luta, liderada no Estado por Paulo Rocha, é a melhor aquinhoada por enquanto, emplacando o ex-secretário de Agricultura, Cássio Alves Pereira, na presidência nacional do órgão.
Roteiro
Já a Superintendência de Santarém deve ficar com a Democracia Socialista, de Ana Júlia e outros. Segundo o roteiro, a tendência PT pra Valer de Bernadete ten Caten e Zé Geraldo permanece com o Incra de Marabá, enquanto a Articulação Socialista de Beto Faro fica com o Incra de Belém.
Problemas
Mas o cenário da divisão não é tão tranqüila como parece. Fonte da Coluna indica que já há problemas em Santarém, onde o ex-secretário Maurílio Monteiro estaria bancando o nome de Cleide Tavares, ex-diretora do Sebrae, para a Superintendência, contrariando outros membros da DS.
Formiguinha
O deputado federal Zequinha Marinho (PSC) não está para brincadeira. O parlamentar está percorrendo os municípios paraenses, para organizar o partido em cada localidade com vistas às eleições municipais de 2012. Quer chegar com o seu PSC afiado para disputar as prefeituras ou fazer boas alianças.
Comitiva
Seis vereadores de São Félix do Xingu estiveram em Brasília, esta semana, em busca de apoio contra supostos desmandos do prefeito Antônio Levino (PTB). Eles acusam o prefeito de atos de corrupção e desvios de recursos públicos. Levino está no seu terceiro mandato na prefeitura.
Lentidão
Os vereadores decidiram pedir socorro até ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) solicitando que o órgão investigue o motivo da demora no julgamento de vários processos contra Levino que tramitam na Justiça paraense. Segundo eles, o prefeito se mantém no cargo por força de liminar.
Lá como cá
A população de Rio Maria, no sul do Pará, a exemplo do que ocorre na maioria dos municípios, sofre com a falta de qualidade no atendimento do sistema público de saúde. Faltam médicos, equipamentos adequados e outras coisinhas básicas para que a saúde possa funcionar.
Cobrança
A situação é tão caótica que a Associação Comercial de Rio Maria decidiu cobrar da prefeitura solução para o problema.  Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, dez médicos atendem em Rio Maria, mas somente no regime de plantão, já que a maioria mora em municípios vizinhos.
Futebol
Depois de Marabá, Redenção e Parauapebas, a cidade de Xinguara se prepara para também colocar um time no futebol profissional. Dirigentes do Xinguara Esporte Clube demonstram animação para a empreitada, que tem o apoio da Liga Esportiva e do prefeito José Davi Passos (PT).

Nem bem o Rio Tocantins atingiu a cota de alerta de dez metros e lá vem mais notícia preocupante. Técnicos da Rede de Previsão Climática do Pará anunciam que nos próximos 90 dias o Estado terá incidência de chuvas acima da média. A Rede é formada pela Sema, UFPA, Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

3 comentários:

Anônimo disse...

Querido João Carlos Rodrigues o Cássio (ex-secretátio de Agricultura)é mais ligado ao Deputado Airton Faleiro e Zé Geraldo (PT prá Valer).

Anônimo disse...

Joao Carlos

A disputa anda feia!

Aqui em Marabá o grupo da Articulação Socialista tem pautado a direção do Campus Rrual de Marabá ( CRMB) Antiga Escola Agrotécnica Federal de MArabá, hoje comandada pelo PT pra Valer. O grupo de Beto Faro já deu o últimato: Ou o Incra Regional ou o Campus Rural de Marabá!!!

O inicado pra dirigir a escola seria o e-presidente da Emater:Williamson ZUCA.

Seria a inserção do Deputado Milton Zimmer na região mais propriamente dito!!!

é isso!!

Damião Santos disse...

Futuro Gerente do IBAMA em Marabá
Está acertado para ser nomeado Gerente Regional do IBAMA em Marabá, o pedagogo Williamson do Brasil de Sousa Lima "Zuca" (ex-presidente da EMATER - Pará, a indicação é do deputado federal Beto Faro e do deputado estadual Milton Zimmer ligados a Articulação Socialista (AS tendência do PT).

O Zuca como é mais conhecido já trabalhou na região assessorando ou coordenando movimentos sociais ligados a FETAGRI regional sudeste.