quinta-feira, 10 de março de 2011

Coisas da Política, 10 e 11 de março de 2011

Se prevalecer o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), de que os cargos pertencem aos partidos e não às coligações, nada menos do que 22 dos 46 deputados que hoje substituem os titulares na Câmara Federal vão voltar para casa. Nas Assembléias Legislativas também haverá muitas mudanças.

Crescimento
Capitaneado pelo presidente do seu diretório municipal, Luiz Afonso Destffani, e pelo vereador Thiago Gomes Lacerda Bandeira, o Tiaguinho, o PPS de Goianésia do Pará está ampliando o seu quadro de filiados. A ordem é chegar fortalecido às eleições municipais do próximo ano.
Musculatura
Lideranças com boa capilaridade eleitoral ingressaram no PPS de Goianésia nos últimos tempos e novas filiações devem acontecer. O partido quer entrar nas eleições de 2012 em condições para a disputa da prefeitura local e para fazer um número significativo de vereadores na Câmara Municipal.
Relatório
A partir da próxima semana, os holofotes estarão voltados para a Câmara Municipal de Marabá. É que a comissão formada para investigar suposta quebra de decoro da vereadora Ismaelka Queiroz (PTB) apresentará seu relatório. E deve pedir a punição da vereadora.
Sem fim
Em Jacundá, continua a novela da disputa da prefeitura entre o prefeito Izaldino Altoé (PT) e Ronaldo Martins (PMDB), que continua tentando assumir a prefeitura no tapetão. No último dia 17 de fevereiro, o TRE julgou mais uma ação do caso, dando ganho a Altoé, mas Martins já recorreu ao TSE.
Indústria
Neste sábado (12), o empresário Wilson Leite inaugura o primeiro frigorífico da região de Breu Branco, com capacidade de abate de 150 animais por dia. Inicialmente, a indústria abastecerá o mercado local e a vizinha Tucuruí. Leite é genro do prefeito de Breu Branco, Egon Kolling, o Alemão (PR).
De novo
O prefeito de Santana do Araguaia, Gilgleider Altino Ribeiro, o Alegria (PSDB), está sendo denunciado por professores do município. Ele é acusado de desviar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Desídia
De acordo com as denúncias feitas ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério da Educação, os recursos do Fundeb estariam sendo mal aplicados, especialmente no que se refere ao transporte escolar. O sindicato dos professores afirma que há problemas também na construção de escolas.
Que tristeza
Os profissionais de educação acusam ainda o prefeito Alegria de perseguir a quem ouse discordar das ações do governo dele. Segundo dizem, quem levanta a voz para protestar contra qualquer desmando é logo retaliado pelo prefeito, que só admite receber elogios.
Centenário
Os 100 anos da Igreja Assembléia de Deus, em 18 de junho de 2011, serão motivo para sessão especial da Assembléia Legislativa do Estado. O requerimento da sessão especial foi apresentado pelo deputado estadual Raimundo Santos (PR), que é membro da denominação evangélica.

A convite do prefeito Izaldino Altoé, o empresário Adão Pesente assumiu a Secretaria de Cultura, Desportos e Lazer da Prefeitura de Jacundá, com muitos problemas para resolver. Pesente foi secretário de Obras do município durante oito anos, nos dois governos do ex-prefeito Adão Ribeiro.

Nenhum comentário: