terça-feira, 29 de março de 2011

Coisas da Política, 29 e 30 de março de 2011

O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fez um apelo para que a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa seja questionada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que possa ter plena validade em 2012. O STF só pode voltar a analisar o aspecto constitucional da lei se for provocado.

Municípios
No próximo sábado (2), a Comissão de Assuntos Municipais e Divisão Administrativa da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Pio X (PDT), promove encontro em Marabá. Na pauta, o debate sobre a criação de novos municípios no Estado do Pará, a partir da nova lei aprovada pelos deputados estaduais.
Lideranças
O encontro deve reunir lideranças das muitas localidades que buscam se tornar municípios nas diversas regiões do Estado. A reunião está marcada para as 9 horas da manhã, no plenário da Câmara Municipal de Marabá. Políticos de Marabá e de outros municípios sul-paraenses também devem marcar presença no debate.
Frutos
A visita do secretário de Estado de Educação, Nilson Pinto, a Marabá, neste fim de semana, já começou a render frutos. De imediato, como a Coluna informou no sábado (26), o secretário autorizou a imediata conclusão das obras de reforma e ampliação da Escola Walquise Viana, no bairro São Félix.
Nova escola
Instado pelo deputado João Salame (PPS), Nilson Pinto saiu de Marabá convencido da necessidade da construção de uma nova escola do Estado no bairro Liberdade. A convite de Salame e do deputado Tião Miranda (PTB), o secretário veio a Marabá para participar da posse do novo diretor da 4ª Unidade Regional de Ensino (URE), Pedro Souza.
Visitas
O fim de semana foi de visitantes ilustres ao sul do Pará. No sábado, o governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), participou de encontro pró-Estado de Carajás, em Parauapebas. No domingo, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, esteve em Curionópolis, onde entregou o documento de posse da mina de Serra Pelada à cooperativa dos garimpeiros.
Dançou
Tudo parecia certo para que o ex-secretário estadual de Agricultura, Cássio Alves Pereira, assumisse a presidência do Incra em Brasília. Indicado pela Democracia Socialista, tendência do PT liderada no Pará pelo grupo da ex-governadora Ana Júlia Carepa, Pereira acabou sendo preterido pela presidente Dilma Rousseff.
Presidente
Para surpresa das lideranças da DS paraense, a presidente nomeou o paulista Celso Lacerda para o cargo que era dado como certo para Cássio Pereira. O novo presidente do Incra chega ao Incra com o aval do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e com a promessa de uma mudança radical na administração do órgão.
Mãos vazias
Dessa forma, pelo menos por ora o PT do Pará não foi contemplado por nenhum cargo importante no governo de Dilma Rousseff. Até medalhões do partido que sempre aparecem nas listas dos cotados para alguma função, como o ex-deputado Paulo Rocha e Ana Júlia, continuam de mãos vazias.

Na Assembléia Legislativa, a CPI do Tráfico Humano, presidida pelo deputado João Salame, começa ainda esta semana uma série de visitas a órgãos públicos federais e estaduais para obter informações necessárias às investigações que pretende empreender. E vai começar visitando a Polícia Federal e a Polícia Civil.

Um comentário:

Antonio Pantoja disse...

Parabens pela publicação.
MUNICÍPIOS - Espero que nessa reunião as lideranças consigam fazer com que a Comissão de Divisão Administrativa da ALEPA encare com mais resolutividade a discussão do tema. O Estado do Maranhão que possui 246 municipios estuda a criação de mais 108 novos municípios. Enquanto isso nós aqui no Estado com apenas 144 (um ainda dependendo de instalação, só temos até o presente momento 50 projetos. Se queremos melhorar as condições de vida nesse nosso estado temos que encarar com mais seriedade o assunto.
Antonio Pantoja
Presidente da Associação do Movimento Emancipalista de Fernandes Belo - Viseu - Pará.