sábado, 16 de abril de 2011

Coisas da Política, 16 a 18 de abril de 2011

Agora vai. O prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) encomendou pesquisa qualitativa para saber o que a população está pensando sobre sua gestão. Assim que tiver em mãos os resultados, o prefeito vai encomendar pesquisa quantitativa, para sondar os números que envolvem a sucessão municipal.

Morte
O Pará perdeu um de seus políticos mais polêmicos. O ex-governador e ex-prefeito de Belém, Hélio da Mota Gueiros, morreu às 13h00 de ontem (15), em sua residência na capital do Estado. Segundo familiares, a causa da morte foi insuficiência renal.
Polêmico
No sul do Pará, dois episódios marcaram de forma negativa a trajetória de Gueiros. Ele mandou a PM desobstruir, à bala, a ponte do Rio Tocantins, interditada por garimpeiros de Serra Pelada. Em outra ocasião, chamou os moradores da região de forasteiros, por causa do movimento pela criação do Estado de Carajás. Leia mais na página 5 deste caderno.
Tratamento
O governador Simão Jatene (PSDB) tinha audiência marcada com o deputado Tião Miranda (PTB) nesta sexta-feira e viagem a São Félix do Xingu programada para amanhã (17), mas cancelou a agenda. Jatene precisou se ausentar para tratamento oftalmológico.
Xingu
O vice-governador Helenilson Pontes (PPS) representará o governo em São Félix do Xingu, onde acontecem as comemorações da Semana do Índio. O evento tem a participação de índios de vários aldeias localizadas na região da PA-279 e já se tornou tradição no município.
Alvoroço
A base do governo do Estado em Xinguara está alvoroçada por causa da disputa entre os empresários Amarildo Paulino da Silva e Osvaldo Assunção Júnior, o Osvaldinho, pré-candidatos a prefeito. Amarildo é do PTB, mas já anunciou que está de mudança para o PSDB. Osvaldinho é filiado ao PMDB.
Pressão
A entrada do PDT na base governista aumentou ainda mais a pressão no caldeirão político de Xinguara. O médico Moacir Pires de Faria, que é filiado ao partido, cacifou-se para entrar na briga pela prefeitura, com os mais de seis mil votos para deputado estadual no município.
Porto
No apagar das luzes de seu governo, Ana Júlia Carepa (PT) enviou ofício devolvendo ao Dnit a responsabilidade da construção do porto de Marabá, uma obra para a qual já havia recursos empenhados pela União. Há o temor de que o ato possa atrasar o cronograma da obra.
Cadê a grana?
A Assembléia Legislativa aprovou a solicitação do deputado João Salame (PPS) para a realização de sessão especial sobre o empréstimo de R$ 366 milhões do BNDES. Salame quer que o governo esclareça a destinação dada aos R$ 276 milhões que foram liberados pelo banco, ainda no governo passado.
Mistério
Conforme a autorização aprovada pelos deputados, os 144 municípios do Pará teriam direito a 51% dos recursos, mas, na maioria dos casos, não receberam. O ex-secretário de Planejamento, José Júlio Lima, e o atual titular da Pasta, Sérgio Bacury, serão convocados para prestar os esclarecimentos.

Vereadores de Goianésia do Pará estão articulando para lançar um dos membros do Legislativo como candidato a prefeito em 2012. Por enquanto, o nome com maior evidência é o do atual presidente da Câmara, vereador Thiago Gomes Lacerda Bandeira, o Tiaguinho (PPS).

Nenhum comentário: