quinta-feira, 28 de abril de 2011

Coisas da Política, 28 e 29 de abril de 2011

O deputado Arnaldo Jordy e outros parlamentares da bancada do PPS na Câmara Federal foram recebidos pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante. A reunião serviu para discutir propostas da bancada para a reforma política que está sendo discutida no Congresso. A OAB, segundo Ophir, também apresentará sugestões à reforma.

Caiu
O esperado aconteceu. O diretor-geral do Detran, Sérgio Duboc, pediu demissão do cargo, imediatamente aceita pelo governador Simão Jatene (PSDB). Duboc está sendo acusado de envolvimento com supostas fraudes na administração da Assembléia Legislativa do Estado (Alepa).
Defesa
Duboc disse ter pedido demissão para se defender das acusações que sofre a partir da apreensão de processos de licitação da Alepa, na sala dele no Detran. Os processos têm indícios de montagem para beneficiar empresas.
Substituta
A nova diretora do Detran é Maria do Céu, uma técnica da confiança de Jatene, que no primeiro governo dele atuou na Seplan e no Igeprev. O que leva à conclusão de que o senador Mário Couto (PSDB), que havia indicado Duboc para o Detran, perdeu força no governo.
Denúncias
Já são duas as denúncias ao Ministério Público contra o contrato de terceirização da coleta de lixo assinado pela Prefeitura de Marabá com a empresa Leão Ambiental. A primeira protocolada pela vereadora Vanda Américo (PV) e a outra pelo vereador Edivaldo Santos (PPS).
Fogo amigo
Na sessão de terça-feira (26), até a vereadora Irismar Sampaio (PR) criticou o contrato. Ligada ao prefeito Maurino Magalhães, seu colega de partido, Irismar disse que quando o vereador Nagib Mutran (PMDB) assumiu a prefeitura a cidade foi limpa sem precisar terceirizar nada.
Ouvinte
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) é agora o ouvidor-geral do Senado. Com mandato de dois anos, Flexa terá a responsabilidade de ouvir reclamações, sugestões, denúncias e elogios sobre a instituição. Cabe também a ele a tarefa de sugerir mudanças, conforme as sugestões dos cidadãos.
Não volta
Termina no domingo (30) a suspensão do mandato da vereadora Ismaelka Queiroz (PTB), aplicada pela Câmara de Marabá por causa da má-utilização de veículo da Casa. Mas a vereadora continuará afastada do cargo por liminar da juíza Elaine Neves de Oliveira, concedida em 2010, em processo movido pelo Ministério Público.
Salário
Já a partir de segunda-feira (1º), Ismaelka volta a receber seu salário no Legislativo, por força da Lei de Improbidade Administrativa, com base na qual ela foi afastada pela Justiça. Dessa forma, a Câmara não tem alternativa legal a não ser retomar o pagamento do salário da vereadora.
Que coisa!
Assim, por ora, o único punido no caso passará a ser o contribuinte de Marabá, que terá que arcar com o pagamento de Ismaelka Queiroz e de seu suplente, Francisco Cândido da Silva (PTB), o Chico do Flamengo (PTB), que continuará no exercício do mandato, pelo menos até a decisão final da Justiça.

Algumas perguntas que precisam ser feitas. O partido privatista do Brasil não era o PSDB, segundo o que diziam Dilma, Lula e o PT na campanha eleitoral? Como explicar, então, o anúncio do governo de que vai privatizar os principais aeroportos do país, a partir deste mês de maio? Por fim, como chamar isso, senão de estelionato eleitoral?

2 comentários:

Anônimo disse...

Ophir Cavalcante NÃO TEM MORAL pra falar sobre nenhum tema de interesse da sociedade brasileira, ele precisa arrumar a cozinha da OAB primeiro. Passe no blog do deputado PArsifal (http://pjpontes.blogspot.com/) e veja o link sobre o exame de ordem e analise as atrocidades que esse presidente está fazendo com os bacharéis. A OAB não respeita as próprias regras então não tem moral pra apontar o dedo pra quem quer que seja.

Anônimo disse...

Desse jeito quem é que não queria ser vereadora hein? Além de ter a cara de pau de usar sempre o nome de Deus para as desculpas d seus absurdos contra a população marabaense, é assim volta a receber salário... pouca vergonha.Elka Maravilha se fosse você teria vergonha dessas coisas. Mas você sabe né vereadora um dia prestará contas de tudo... não com nós marabaenses, mas com Deus,por que pelo que já vimos...é casa de noca mesmo. Devia ser mulher e assumir seus erros e suas traquinagens com dinheiro do povo que lhe deu um voto de confiança...