terça-feira, 3 de maio de 2011

Coisas da Política, 3 e 4 de maio de 2011

Depois de dois primeiros anos tumultuados, em razão da inadimplência herdada de gestões anteriores, a administração do prefeito de Dom Eliseu, Joaquim Nogueira Neto (PMDB), dá sinais de recuperação. Com muitos convênios e obras, a cidade começa a respirar tempos melhores, depois de longo e tenebroso inverno.

Firme
Tudo indica que o senador Mário Couto (PSDB) continuará firme e forte na direção do Detran-PA. Especula-se que a nova diretora-geral do órgão, Maria do Céu Alencar, que é da equipe de confiança do governador Simão Jatene, não deve ficar muito tempo no cargo.
Opções
Dessa forma, Mário Couto poderá indicar novo nome para comandar o Detran. Ou, segundo o que corre nos bastidores da política paraense, poderá optar por manter Maria do Céu no cargo, mas sob a orientação direta dele. É esperar pra ver como essa história vai terminar.
Comenda
Nesta terça-feira (3), a Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) realiza sessão especial para homenagear diversas pessoas que contribuíram para o aperfeiçoamento do Parlamento. Os homenageados receberão a Medalha do Mérito Legislativo Newton Miranda, a mais alta condecoração da Casa.
Biodiesel
O município de Tailândia, nordeste do Estado, caminha a passos largos após a Petrobras iniciar o plantio de um milhão de hectares de dendê para a produção de biodiesel. Tailândia reúne condições para receber uma indústria do biocombustível.
Candidata
No último sábado (30), o deputado João Salame esteve em Capitão Poço, onde participou da filiação da empresária Isabel Cristina ao PPS. Muito popular na cidade, a empresária deve ser a candidata do partido à prefeitura, no próximo ano. O deputado federal Arnaldo Jordy também prestigiou o ato.
A cidade
Capitão Poço, cidade de 51 mil habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE, está localizada na região nordeste do Pará. O município é hoje o maior produtor de laranja do Estado.
Dom Eliseu
Nessa caminhada de renovação de seus quadros no Estado, o PPS inicia, no próximo dia 28, processo de reestruturação em Dom Eliseu. Nessa data, vai realizar no município ato para recebimento de novos filiados. Importantes lideranças devem assinar ficha de filiação ao partido de Salame e Jordy.
Adesão
O deputado estadual Pio X (PDT) desembarcou com toda força no governo do prefeito de Jacundá, Dino Altoé (PT). Além de receber a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ganhou algo em torno de 20 assessorias. A união de Pio X e Dino representa um racha no time do ex-prefeito José Martins (PMDB).
Escolas
Em Tucuruí, o prefeito Sancler Antônio Wanderley Ferreira (PPS) prepara os últimos detalhes para entregar a primeira escola pólo do município. A previsão da prefeitura é de que serão cinco escolas, ao final.
Modelo
A escola a ser inaugurada nos próximos dias por Sancler Ferreira é modelo para o ensino na zona rural. A unidade conta, entre outras dependências, com apartamento para professora e sala de informática.

O empresário Valdemar Pereira Dias, o Valdemar da Pavinorte, um dos nomes cotados para disputar a Prefeitura de Canaã dos Carajás em 2012, foi eleito para o terceiro mandato como presidente do PSDB local. O ex-deputado Faisal Salmen (atual vereador em Parauapebas) e a deputada Cilene Couto prestigiaram a convenção tucana.

Nenhum comentário: