terça-feira, 5 de abril de 2011

Coisas da Política, 5 e 6 de abril de 2011

O tradicional café da manhã no bairro Francisco Coelho não será realizado este ano nas comemorações do aniversário de Marabá. A programação oficial da prefeitura será realizada na Praça São Félix, um dos pontos mais tradicionais da Marabá Pioneira. Nesta terça-feira (5) o município comemora 98 anos.

Porto
O deputado Tião Miranda (PTB) embarca rumo a Brasília nesta quarta-feira (6). Vai manter contatos com autoridades do governo federal visando agilizar a liberação de recursos para a construção do Porto de Marabá.
Retomada
Quando prefeito, Miranda deu início a essas articulações que posteriormente foram assumidas pelo governo de Ana Júlia Carepa (PT). Agora, o deputado entra de novo na briga para que a obra do porto, essencial para o desenvolvimento de Marabá, saia do papel.
Demissões
O Tribunal de Justiça do Estado demitiu cerca de 280 servidores temporários atendendo determinações legais. No entanto, enquanto os concursados não são contratados, algumas Varas de Justiça passam maus bocados.
Prejuízo
Em Marabá seis funcionários perderam o emprego e os serviços que prestavam estão sofrendo solução de continuidade. Segundo fonte da Coluna, os prejuízos maiores acontecem na Vara Agrária.
Internet
Projeto que permitirá o acesso dos municípios paraenses à banda larga está sendo idealizado pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep). Nesta segunda-feira, o presidente da Famep, Helder Barbalho (PMDB), assinou termo de cooperação técnica com a Telebrás.
Navega
A Famep convidou o governo do Estado a integrar a parceria. A idéia é que o programa de inclusão digital Navega Pará possa fazer parte do pacote de projetos que vão permitir aos municípios desfrutar de acesso veloz à internet, utilizando serviços de telefonia, telemedicina, teleducação e vigilância eletrônica.
Eleição
Na próxima sexta-feira, no Edifício Sede do Ministério Público Estadual, em Belém, ocorre a eleição para formação de lista tríplice para encaminhamento ao Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça. Este, por sua vez, indicará três membros, entre os escolhidos nos MPs dos Estados, ao Conselho Nacional do Ministério Público.
Candidatos
No Pará, os candidatos são o procurador Geraldo Mendonça e os promotores Hamilton Salame e Arnaldo Célio da Costa. Hamilton Salame solicitou à Comissão Eleitoral que seja autorizado o deslocamento dos Membros do MP que exercem as suas atribuições fora do local da eleição, por causa das dimensões continentais do Estado e da demora no voto pelo Correio.
Emancipações
No último sábado (2), o plenário da Câmara Municipal de Marabá ficou lotado por centenas de lideranças de aproximadamente 20 vilas e distritos que pretendem se emancipar. A reunião foi prestigiada pelos deputados federais Giovanni Queiroz (PDT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB) e pelos estaduais João Salame (PPS) e Bernadete ten Caten (PT).

Parece que agora vai. Em reunião do vice-presidente da Liga Esportiva de Marabá, Erton Vigne, o Gaúcho, com o prefeito Maurino Magalhães (PR), ficou acertada a retomada do apoio ao esporte amador, com investimentos nos campeonatos de futebol e melhor relacionamento com as associações desportivas e escolinhas de futebol.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quero ver se o João Salame vai apoiar o desmembramento mais uma vez do município de marabá.
Ele tem um exemplo(Haroldo Bezerra) bem recente de um politico que se acabou por patrocinar esses tipos de politicagem.
Geovane ,Wandekolqui e Bernadete são aventureiros que estão aqui de passagem.
Povo de marabá vamos ficar atento a esses políticos que querem criar "guetos" com a divisão do nosso município para garantir votos.