quinta-feira, 7 de abril de 2011

Coisas da Política, 7 e 8 de abril de 2011

A recém-empossada prefeita de Novo Repartimento, Valmira Alves da Silva (PR), reclama de enormes dificuldades para dar início à sua gestão. Ela afirma que os computadores da prefeitura foram levados e não há informações disponíveis sobre a administração. Valmira assumiu depois que o TRE cassou o mandato de Bersajone Moura (PSB).

Aplausos
O Senado da República aprovou, na terça-feira (5), voto de aplauso à população de Marabá, pelos 98 anos de emancipação do município. A homenagem se deu a partir de requerimento do senador Flexa Ribeiro (PSDB).
Universidade
O senador tucano aproveitou o momento para apelar ao governo federal por demandas históricas de Marabá e região. Entre elas, a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, que terá Marabá como sede.
Pronto
No discurso que fez por ocasião da entrega da obra de restauração da sede da prefeitura, no início da noite de terça-feira, o prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) mostrou que está pronto para a batalha eleitoral de 2012. E deu sinais de que é candidatíssimo à reeleição.
Nas ruas
Maurino disse que, nos primeiros dois anos de governo, investiu tudo para estruturar a máquina administrativa. E anunciou que, a partir de agora, estará onde o povo está, realizando obras de acordo com as demandas da comunidade.
Belo Monte
Por solicitação do deputado federal Arnaldo Jordy (PPS), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal promove audiência pública nesta quinta-feira, em Belém. O evento, que vai debater a hidrelétrica de Belo Monte, será realizado às 14h00 no Plenário João Batista, da Assembléia Legislativa.
Atores
Representantes de povos indígenas e de comunidades que serão atingidas pela barragem confirmaram participação na audiência. Políticos, representantes de órgãos públicos e de entidades não-governamentais também foram convidados.
Prestígio
O PPS é um partido em ascensão no Pará, depois de eleger o vice-governador Helenilson Pontes, fazer do deputado Arnaldo Jordy um dos mais votados à Câmara Federal e reeleger o estadual João Salame. Diversas lideranças dos mais variados municípios têm procurado a legenda para se filiar, visando às eleições municipais do ano que vem.
Disputa
Duas orientações políticas disputam o comando do PMDB de Marabá. A primeira liderada pelo secretário de Estado de Pesca e Aqüicultura, Asdrúbal Bentes, e a segunda pelo presidente da Câmara Municipal, Nagib Mutran Neto.
Diferença
A relação com o prefeito Maurino Magalhães é hoje um diferencial entre as lideranças que pleiteiam a direção do PMDB. Asdrúbal, que é o atual presidente do partido, a cada dia está mais afastado do prefeito. Já Nagib Mutran tem pregado aliança com Maurino.
Reforço
O delegado Miguel Cunha Filho, ex-titular da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), foi convidado pelo deputado João Salame para assessorar a CPI do Tráfico Humano. Cunha, que aceitou prontamente o convite, é filho de Marabá.

O empresário Valmir Queiroz Mariano, o Valmir da Integral, tem sido bastante assediado por líderes de diversos partidos. Esta semana ele se reuniu com o senador Flexa Ribeiro (PSDB). Na pauta, como não poderia deixar de ser, a sucessão municipal de 2012, já que Valmir é pré-candidato à Prefeitura de Parauapebas.

Nenhum comentário: