sexta-feira, 20 de maio de 2011

Coisas da Política, 19 e 20 de maio de 2011

Não se fala de outra coisa nos bastidores da política marabaense. Será que desta vez haverá assinaturas suficientes para a abertura da CPI para investigar a merenda escolar? A criação da CPI foi proposta na última terça-feira pelos vereadores Vanda Américo (PV), Edivaldo Santos (PPS) e Antônia Albuquerque, a Toinha (PT).

Capitulou
Na Assembléia Legislativa, o deputado Gabriel Guerreiro entregou os pontos na queda-de-braço que vinha travando com a executiva estadual de seu partido, o PV. Na última terça-feira (17), o parlamentar decidiu assinar o pedido de instalação de CPI para investigar supostas fraudes na Casa.
Onze
Agora, já são 11 os parlamentares que assinaram o requerimento da CPI das Fraudes. Além do proponente da criação da Comissão, deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), assinaram o documento os oito deputados da bancada do PT e o deputado João Salame (PPS) e, agora, Gabriel Guerreiro.
Faltam quatro
É necessário que 15 deputados assinem o requerimento da CPI para que esta possa ser criada. Mas está claro que não será nada fácil conseguir mais quatro parlamentares dispostos a bancar uma investigação sobre possíveis irregularidades no Legislativo estadual.
Encontro
Sob a liderança do deputado federal Zequinha Marinho, o PSC realiza encontro estadual no próximo fim de semana, em Belém. O evento está previsto para começar às 8h30, na Assembléia Legislativa do Estado.
Sofrimento
Não tem sido fácil a vida do prefeito de Xinguara, José Davi Passos (PT), no que se refere ao seu relacionamento com o Sintepp, o sindicato que representa os profissionais da educação. Na luta por melhores salários e outros benefícios, os professores ameaçaram deflagrar greve nas escolas municipais.
Outro lado
Davi Passos, que é professor licenciado da UFPA e um dos fundadores do Sintepp em Xinguara, sente na pele as dificuldades de sentar à mesa de negociações como patrão. Nesta quarta-feira (18), depois de idas e vindas, parece que prefeito e professores chegaram a um acordo.
Cassados
Um pouco mais ao sul do Estado, outro prefeito do PT vive momentos de intensa agonia. É Álvaro Brito Xavier, de Conceição do Araguaia, que juntamente com a vice-prefeita Wanderlândia Maria de Oliveira Aquino (PSB) teve o diploma cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nova eleição
A decisão monocrática do ministro Arnaldo Versiani foi tomada na última terça-feira (17). No despacho, o ministro confirmou decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que anulou a eleição para a Prefeitura de Conceição. O motivo: mais de 50% de votos nulos no pleito de 2008.
Interino
Além disso, Álvaro foi acusado de abuso de poder político, por ter participado da inauguração de obras no período eleitoral, o que é vedado por lei. Enquanto não se realiza nova eleição, o presidente da Câmara Municipal, vereador Aurélio Milhomem (PMDB), deve assumir a prefeitura.

O prefeito de Eldorado do Carajás, Genival Diniz Gonçalves, foi lançado pré-candidato à reeleição em 2012, pelo PT. O lançamento ocorreu durante encontro municipal do partido, no último fim de semana. Eleito em 2008 contra nomes tradicionais da política local, agora Diniz terá a seu favor a força da máquina administrativa.

Nenhum comentário: