terça-feira, 24 de maio de 2011

Coisas da Política, 24 e 25 de maio de 2011

O jornalista e empresário Antônio Barroso é o novo assessor de comunicação da Prefeitura de Jacundá. Depois de resistir por um bom tempo, Barroso decidiu aceitar o convite do prefeito Izaldino Altoé (PT) para integrar o governo e será o responsável por planejar e executar toda a comunicação da administração municipal.

Palestras
O vice-governador Helenilson Pontes (PPS) desembarca nesta terça-feira (24) em Parauapebas, onde proferirá palestra sobre a reforma tributária. Na quarta-feira (25), Pontes estará em Marabá também para palestra sobre o tema na sede da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim).
Lei Kandir
Os deputados da Comissão Especial de Estudo e Análise da Lei Kandir formada pela Assembléia Legislativa (Alepa) também estão cumprindo agenda no sul do Pará. Ontem (23) participaram de reunião em Xinguara, hoje estarão em Parauapebas e quarta-feira em Marabá. As reuniões estão acontecendo nas sedes das Câmaras Municipais.
Compensações
Nesses encontros, os deputados estão ouvindo as autoridades locais e representantes da sociedade civil em busca de subsídios para a elaboração do relatório. O objetivo é estabelecer uma proposta de compensações ao Estado do Pará, que está perdendo anualmente cerca de R$ 1,5 bilhão com a política de incentivos fiscais do governo federal.
Tour
No último fim de semana, os deputados Arnaldo Jordy e João Salame estiveram em vários municípios da região, num trabalho de fortalecimento das bases do PPS em cada localidade. Entre as cidades visitadas, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás.
Candidata
Durante a visita, o PPS recebeu novos filiados. Em Canaã dos Carajás, por exemplo, Jordy e Salame abonaram as fichas de filiação da advogada Marilda Natal e do líder de movimentos sociais João Sergipano. Marilda Natal está cotada para disputar a prefeitura do município, em 2012.
Frente
Amat, OAB, prefeituras, associações comerciais, deputados federais e estaduais do Pará decidiram criar uma Organização Não Governamental (ONG) para trabalhar a campanha pró-Estado de Carajás. Ontem (23) a Frente pela Criação de Carajás fez sua primeira reunião, basicamente para tratar da organização interna da ONG.
Reunião
O encontro se deu na sede da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), uma das entidades que integra o movimento. A ONG será responsável pela arrecadação de recursos, mobilização e demais atos necessários para o sucesso da campanha que antecederá o plebiscito, que ainda não tem data definida para acontecer.
Melou
E por falar no assunto, não teve êxito a tentativa do deputado estadual Celso Sabino de brecar o processo de criação dos Estados de Carajás e Tapajós, através de mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra Ellen Gracie, relatora do processo, mandou arquivar a ação ‘por falta de legitimidade do autor’.

Na quinta-feira (26), o deputado João Salame estará na aldeia Parkatêjê, acompanhado de representante da empresa Vivo. Vão discutir com os índios autorização para passar com cabo de fibra ótica nas terras da reserva, visando à melhoria do sinal da operadora na região da BR-222. A novidade pode melhorar a telefonia móvel também em Marabá.

Nenhum comentário: