sexta-feira, 6 de maio de 2011

Coisas da Política, 5 e 6 de maio de 2011

Em Canaã dos Carajás, nada menos do que nove nomes já aparecem na lista dos pré-candidatos a prefeito da cidade. Do jeito que a coisa vai, periga ter mais candidatos do que eleitores em Canaã, no pleito de 2012. O prefeito Anuar Alves da Silva (PDT) deve ser candidato à reeleição.

Posse
O ex-vereador Ademar de Alencar toma posse, nesta quinta-feira (5), como novo chefe do 5º Núcleo Regional da Setran, com sede em Marabá. O secretário de Estado de Transportes, Francisco Melo, o Chicão, presidirá a cerimônia, prevista para as 17h00. Políticos da região devem testemunhar o ato.
Obras
Em Tucumã, parceria com a empresa Vale permitirá ao prefeito Celso Lopes Cardoso (PDT) tocar uma série de obras importantes para o seu município. Calçamento de ruas, construção de uma nova rodoviária e de uma praça estão entre os serviços.
Saúde
O vereador Edmilson Paz da Silva (PSDC) é o novo secretário de Saúde de Brejo Grande do Araguaia. Ele aceitou o convite do prefeito Geraldo Francisco de Moraes, o Geraldo Bila, para substituir o ex-secretário Genário Rodrigues, que morreu há poucos dias, vítima de infarto.
Verde
Simão Jatene (PSDB) estará no município de Tailândia, nesta sexta-feira (6). Ali, o governador participará da apresentação do programa ‘Municípios Verdes’, lançado no mês de março, em Paragominas. Tailândia foi escolhida porque sofreu com a Operação Arco de Fogo, da Polícia Federal e do Ibama, em 2008.
Pacto
Naquela oportunidade, Tailândia perdeu milhares de empregos, com o fechamento das indústrias madeireiras, sofrendo um abalo sem precedentes em sua economia. Nesta sexta-feira, será assinado na cidade o pacto pelo controle do desmatamento e pela regularização ambiental.
Asfalto
A conclusão do asfaltamento da PA-279 foi anunciada como prioridade pela Secretaria de Estado de Transportes.  A rodovia, que tem aproximadamente 250 quilômetros de extensão, tem ainda 50 quilômetros sem asfalto, no trecho entre Tucumã e São Félix do Xingu.
PA-150
Também está na relação de obras prioritárias a recuperação da PA-150, entre Marabá e Moju. Os municípios de São Félix do Xingu, Conceição do Araguaia e Xinguara figuram na lista dos que serão beneficiados brevemente pela Setran, com a construção de aeródromos.
Liberdade
Esta quarta-feira foi um dia histórico no Pará. O Movimento Terra e Liberdade (MTL), dissidência nacional do MST que durante os quatro anos do governo de Ana Júlia Carepa (PT) não conseguiu ser recebido pelo governo, foi atendido pelo chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho. A reunião se deu no auditório da Casa Civil.
Demandas
No encontro, os representantes do MTL apresentaram ao governo suas demandas, nas áreas urbana e rural. Zenaldo Coutinho prometeu despachar todas as reivindicações com o governador Simão Jatene e dar resposta a todas elas. A audiência foi agendada pelo deputado estadual João Salame (PPS), que participou da reunião.

Os deputados federais do PPS, Arnaldo Jordy (PA), Rubens Bueno (PR) e Sandro Alex (PR) estiveram, na última terça-feira (3), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram entregar ao presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, a proposta do partido para a reforma política.

Um comentário:

Damião Santos disse...

No subtítulo Saúde, complemento no lugar de Edmilson assumiu como vereador Jaelson (PT) primeiro vereador do Partido dos Trabalhadores na história de Brejo Grande do Araguaia.