quinta-feira, 16 de junho de 2011

Coisas da Política, 16 e 17 de junho de 2011

Depois de mais uma obstrução da Transamazônica, nesta quarta-feira (15), é preciso perguntar: até quando Marabá ficará refém desse tipo de ação? Até quando os cidadãos que nada têm a ver com as causas dos manifestantes serão sacrificados? Até quando o governo deixará de cumprir com suas responsabilidades? Até quando?

Homenagem
A exemplo da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), a Câmara Federal também realizou sessão especial para homenagear o centenário da Igreja Assembléia de Deus. Entre os parlamentares que participaram estava o deputado Zequinha Marinho (PSC-PA), que é membro da AD.
História
A Assembléia de Deus foi fundada em Belém do Pará no dia 18 de junho de 1911, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. De Belém, a AD se espalhou pelo Brasil e o mundo, sendo hoje a maior igreja evangélica do País, com intenso trabalho na divulgação do evangelho e na área social.
Malandragem
A situação crítica da BR-155 (antiga PA-150), que liga Redenção a Marabá, criou uma indústria de exploração de quem trafega pela estrada. Ao longo da maior parte dos 350 quilômetros da BR, o que mais se vê são pessoas ‘trabalhando’ no fechamento dos buracos com terra, em troca de gorjetas dos motoristas.
Golpe
O problema é que, com raríssimas exceções, homens adultos, jovens e até crianças apenas fingem que estão fechando as crateras que se formaram no asfalto. Tudo para tomar dinheiro dos incautos que ainda caem na armadilha. Quem passa pela estrada rotineiramente não vê nenhum avanço na ‘operação tapa-buracos’ da malandragem.
Ad aeternum
Em Xinguara, moradores e comerciantes da Avenida Amazonas, que ladeia toda a extensão urbana da BR-155, já não sabem o que fazer diante de nova paralisação nas obras de urbanização daquela via. As obras começaram no primeiro governo de Simão Jatene (PSDB) e até agora nada.
Desperdício
Quando Ana Júlia Carepa (PT) assumiu o governo, em 2007, a primeira providência foi paralisar a urbanização da avenida. Já no último ano de seu governo, decidiu começar tudo do zero, pois o serviço feito no governo Jatene já havia sido perdido pela ação do tempo.
Pressão
No início de 2011, as obras foram novamente paralisadas e é grande o risco de se perder novamente tudo o que foi investido pelo governo. Já há quem pense que será preciso obstruir a BR-155, como forma de pressionar pela retomada do trabalho.
Novo prefeito
Em Eldorado do Carajás, o presidente da Câmara de Vereadores, Valmir Gomes Solidade (PP), assumiu a prefeitura na última terça-feira (14). O prefeito Genival Diniz (PT), cassado pela Justiça Eleitoral, não conseguiu reverter a situação para retornar ao cargo. Pelo menos por ora.
Foragido
E o ex-diretor do Detran, Sérgio Duboc, quem diria, agora é foragido da Justiça. Ele teve prisão decretada por envolvimento em fraudes na Assembléia Legislativa. Sandro Rogério Nogueira, funcionário da Alepa, e o empresário José Carlos Rodrigues foram presos ontem (15).

Por causa da morte do servidor público municipal Velcino Albino Farias, que foi velado no prédio da Câmara Municipal de Marabá, os vereadores não se reuniram em sessão na terça e na quarta-feira. Eles voltarão às atividades normais nesta quinta-feira (16), em sessão ordinária no plenário da Casa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vote Sim...
Eleitores de outros Estados mas que moram no Pará têm até o dia 26/8 para transferirem seus títulos e votarem no plebiscito

O TSE ainda não divulgou a data correta em que ocorrerá o plebiscito para a criação dos Estados do Carajás e Tapajós, todavia, já foi anunciado que será na primeira quinzena de dezembro, nos dias 4 ou 11/12. Portanto, como a Lei Eleitoral preconiza que só terão direito a voto os eleitores que transferirem seus títulos até 100 dias antes do plebiscito, os eleitores têm, em tese, se o pleito acontecer em 4/12, até o dia 26 de agosto para efetuar a transferência, ou até o dia 2/9, se o plebiscito for marcado para 11/12/2011.
Você que mora no Pará mas não possui o título no Estado vá logo ao cartório eleitoral e regularize a sua situação, ficando assim apto a exercer seu direito de votar. Restam ainda , no máximo 78 dias para efetuar a transferência. Não deixe para última hora.