terça-feira, 21 de junho de 2011

Coisas da Política, 21 e 22 de junho de 2011

Marabá está virando a Meca dos políticos de outras regiões do Pará. De olho na possível criação do Estado de Carajás, muitos deles estão fixando domicílio eleitoral na cidade. Todos, evidentemente, pensando em abocanhar uma boquinha no futuro Estado. Do jeito que a coisa vai, é grande o risco de haver mais candidatos do que eleitores.

Itinerante
Até quarta-feira (22), Santarém, no oeste do Pará, será a sede do governo do Estado. O governador Simão Jatene (PSDB) desembarcou ontem (20) no município, acompanhado de uma multidão de secretários e assessores. A prefeita Maria do Carmo (PT) foi recepcionar o governador no aeroporto da cidade.
Milhões
Durante os três dias do governo itinerante, Jatene anunciará a retomada de obras paralisadas da gestão de Ana Júlia Carepa (PT). Segundo o governo, estão previstos R$ 12 milhões para investimentos em infra-estrutura, turismo, cultura, lazer e meio ambiente em Santarém e região.
Apoio
Durante os dias que passou em São Paulo, no trabalho da CPI do Tráfico Humano, o deputado João Salame (PPS) pediu que a força-tarefa que cuida do assunto naquele Estado envie representante para ajudar no trabalho aqui no Pará. Em data ainda não definida, o enviado deverá relatar aos membros da CPI da Alepa como estão enfrentando o problema em São Paulo.
Carajás
Ainda na sua estada por São Paulo, João Salame se reuniu com representantes da FSB, a agência de comunicação escolhida para conduzir a campanha pró-Estado de Carajás. A conversa serviu para a troca de idéias sobre as diretrizes da campanha que deve ser feita nos próximos meses por aqui.
Retorno
Liminar concedida pelo juiz André Ramy Pereira Bassalo, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), mandou reintegrar ao cargo o prefeito de Eldorado do Carajás, Genival Diniz Gonçalves (PT). A decisão vale também para o vice-prefeito Euclides Souza (PPS).
O caso
Genival e Euclides tiveram seus mandatos cassados pelo juiz eleitoral de Curionópolis, sob a acusação de abuso de poder econômico na eleição de 2008. Agora, com a liminar do TRE, poderão aguardar no exercício das funções a decisão final da Justiça Eleitoral do Pará.
Acelerado
Segunda e terça movimentadas na Câmara Municipal de Marabá, com muitas reuniões relacionadas à criação do Estado de Carajás. Ontem (20), às 14h00, evento reuniu vereadores de toda a região e, às 19h00, houve reunião com prefeitos e vice-prefeitos.
Imprensa
Hoje, às 9h00, o encontro será com a imprensa do sul e sudeste do Pará. A intenção é afinar o movimento com os veículos de comunicação para que as informações possam chegar com clareza à população.
Novas vagas
Está tramitando na Câmara Municipal de Marabá projeto de lei do vereador Leodato da Conceição Marques (PP), que pretende aumentar o número de cadeiras na Casa. Segundo a proposta, o Legislativo municipal passaria a ter 21 vereadores, a partir de 2013. Hoje, Marabá tem 13 vereadores.

Em Xinguara, como acontece na maioria dos municípios da região, a população já não sabe o que fazer para conviver com a poluição sonora dos carros de propaganda, sempre bem equipados com potentes sistemas de som. Uma lei que regulamenta limites para o barulho foi aprovada pela Câmara, mas até agora não saiu do papel.

Nenhum comentário: