terça-feira, 7 de junho de 2011

Coisas da Política, 7 e 8 de junho de 2011

Aconteceu, finalmente, nesta segunda-feira (6), o depoimento do ex-presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Domingos Juvenil (PMDB), no processo que investiga fraudes na folha de pagamento do Legislativo estadual. Juvenil, é claro, negou qualquer participação no esquema e disse que não sabia de nada.

Direitos Humanos
A partir de amanhã (8), uma subcomissão ligada à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal estará em Belém, Marabá e Nova Ipixuna, para audiências sobre a violência no campo. O grupo será liderado pelos deputados Arnaldo Jordy (PPS-PA) e Domingos Dutra (PT-MA).
Mortes
Os deputados vão acompanhar também as investigações do assassinato dos ambientalistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, ocorrido no dia 24 de maio. Em Belém, a subcomissão se reunirá com desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado (TJE).
Abandonados
Os bancos continuam desrespeitando seus clientes e a população em geral. Filas imensas, caixas que não funcionam, escassez de funcionários são apenas alguns dos problemas enfrentados nas agências bancárias de Marabá. E os usuários do sistema bancário não têm quem os socorra.
Embromação
Aparentemente para dar mais agilidade e comodidade aos clientes, os bancos espalham caixas eletrônicos pelos estabelecimentos comerciais da cidade. Mas é raro encontrar algum que tenha dinheiro e disponibilidade técnica para outros serviços.
Sem utilidade
Agora mesmo, o Bradesco instalou caixa na loja de conveniências de um posto de gasolina na Rua Simplício Costa, Novo Horizonte, mas o equipamento passa a maior parte do tempo fora do ar. Nesta segunda-feira (6), pra variar, o monstrengo ficou o dia inteiro inoperante. Parece que está ali apenas para decorar a loja.
Indignação
Mas não são apenas os bancos que atormentam a vida dos marabaenses. Transportes públicos, operadoras de celular e outros inimigos do consumidor (e contribuinte) marabaense fazem o mesmo, sob o olhar complacente das autoridades, inclusive políticas. Até quando, meu Deus?
Arestas
A comissão que está trabalhando na formatação da campanha que visa ao plebiscito para criação do Estado de Carajás precisa, urgentemente, aparar algumas arestas que podem contaminar todo o processo. Já tem gente insatisfeita com o estilo do prefeito de Pau D’Arco e presidente da Amat, Luciano Guedes (PDT), na condução do trabalho.
Excluídos
Wagner Fontes (PTB), prefeito de Redenção, foi o primeiro a reclamar de forma mais incisiva. Na abertura da Expo Carajás, no último sábado (4), o prefeito reagiu ao fato de não ter sido convidado para reunião que aconteceu no município dele, na sexta-feira (3). Segundo Fontes, outros prefeitos têm sido excluídos da discussão.
Imprensa
Na primeira reunião do grupo, em Marabá, há duas semanas, o atrito foi com a imprensa, que reclamou ter sido convidada e depois mandada embora da reunião. Não há dúvida de que está faltando habilidade e bom senso nessa história.

Conforme anunciado pela Coluna, não prosperou a tentativa de desembarque dos cargos do presidente e tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Domingos do Araguaia. Na briga, que envolve gente ligada às tendências petistas Articulação Socialista e PT pra Valer, a AS novamente levou a melhor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ministério Público pede afastamento do Prefeito de Tucuruí.

Dos Pedidos

Em face de todo exposto, o Ministério Público do Estado do Pará requer a Vossa Excelência:

01...
02...
03...
04...

05. Que sejam acolhidas as pretensões expostas na inicial, julgando-se procedente a ação para que seja o demandado SANCLER ANTÔNIO WANDERLEY FERREIRA condenado por prática de ato de improbidade administrativa por ofensa ao art.11 da Lei nº. 8.429/92, sancionando o requerido nas penas do art. 12, III, da lei 8429/92, a saber:

a) Perda da função pública;
b) Suspensão direitos políticos pelo prazo de 03 (três) a 05 (cinco) anos;
c) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais creditícios direta ou indiretamente pelo prazo de 03 anos;
d) Pagamento de multa civil de até 100 vezes a remuneração percebida pelo demandado.

A. Deferimento

Tucuruí, 26 de maio de 2011

PROMOTORES DE JUSTIÇA:

RENATO BELINI – 1º Promotor de Justiça de Tucuruí

ISAAC SACRAMENTO DA SILVA – 1 º Promotor de Justiça Auxiliar de Tucuruí, convocado.