segunda-feira, 4 de julho de 2011

Coisas da Política, 2 a 4 de julho de 2011

O assunto vem sendo mantido debaixo de muito sigilo, mas é verdade: o início das operações da Aços Laminados do Pará (Alpa), em Marabá, previsto para 2014, pode atrasar em até um ano. A ‘culpa’ pelo atraso está sendo atribuída ao governo federal e ao governo do Estado. A conferir.

Deprimente
No debate sobre a divisão do Pará, na última quinta-feira (30), na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, o advogado Sérgio Couto destilou preconceito contra os habitantes do sul e sudeste do Pará. E disse, com todas as letras, que os moradores da região são empresários gananciosos e forasteiros.
Dívidas
Sérgio Couto já foi presidente da OAB-PA e é o advogado de ex-funcionários e fornecedores da Coomigasp que cobram dívidas milionárias da cooperativa. Se a Justiça determinar que esses pagamentos sejam feitos, será grande o prejuízo dos garimpeiros de Serra Pelada.
Recurso
Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de que toda a população do Pará deve votar no plebiscito sobre a divisão do Estado, os líderes do movimento pela criação de Carajás e Tapajós resolveram levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF). Será da Corte Suprema a palavra final sobre o assunto.
Falsidade
Vereadores se disseram surpresos com os fatos novos apresentados pelo Ministério Público no caso da vereadora Ismaelka Queiroz (PTB). Ela teria falsificado documentos para comprovar que quando esteve em São Paulo, usando veículo da Câmara Municipal, foi visitar um projeto social ligado ao esporte, para aplicá-lo em Marabá.
Merenda
A prefeitura pode encontrar dificuldades para ver aprovadas as contas da merenda por parte do Conselho Municipal de Alimentação Escolar. A entidade achou por bem nem avaliar a prestação de contas devido à falta de documentação. Com isso, o município pode deixar de receber recursos do FNDE. Se é que não já perdeu.
Dilema
O PMDB de Marabá está dividido entre acompanhar a candidatura do ex-prefeito e atual deputado Tião Miranda (PTB), apoiar a reeleição do prefeito Maurino Magalhães (PR) ou trabalhar uma terceira via para a disputa da prefeitura. As lideranças do partido terão que conversar muito até encontrar o caminho a tomar em 2012.
Debate
O deputado João Salame (PPS) estará neste sábado em Parauapebas, onde cumprirá extensa agenda. Pela manhã, participará de debate sobre a criação do Estado de Carajás. Depois, o parlamentar dedicará seu tempo a atividades partidárias, que incluem o ingresso de novos filiados ao PPS.
De saída
A provável candidatura do médico Jorge Bichara à Prefeitura de Marabá vai forçar a saída da vereadora Vanda Américo do Partido Verde. Entusiasta da candidatura de Tião Miranda, Vanda deve deixar os ‘verdes’ de forma amigável. Há informações de que sua saída já está sendo negociada pela direção do PV, para que tudo seja feito sem traumas.

A Assembléia Legislativa entrou em recesso esta semana. Antes, os deputados aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado (LDO) e entregaram comendas a personalidades do Estado. O deputado João Salame homenageou o time do Independente, de Tucuruí, com o título de Honra ao Mérito, pela conquista do Campeonato Paraense de Futebol.

Nenhum comentário: