quinta-feira, 7 de julho de 2011

Coisas da Política, 7 e 8 de julho de 2011

A Câmara Municipal de Marabá, que tem um dos mais imponentes prédios entre os Legislativos municipais do Pará, vai ganhar em breve um dos melhores sistemas de som do Estado. Os serviços já foram contratados pelo presidente Nagib Mutran e o sistema atenderá ao plenário da Casa com áudio também nos gabinetes.

Decisão
O governador Simão Jatene bateu o martelo, com relação ao PSDB de Xinguara. O partido ficará mesmo com o empresário Amarildo Paulino da Silva, filho do prefeito de São Félix do Xingu, Antônio Levino (PTB).
Aliado
Ainda em Xinguara, outro importante aliado do governo estadual, o empresário Osvaldo Assunção Júnior, o Osvaldinho, deve permanecer no PMDB. Dessa forma, fica definida a situação dos dois principais partidos da base aliada de Jatene no município.
Governador
E, por falar em Simão Jatene, ele tem desembarque previsto para o próximo sábado (9), em Marabá. O governador vem para participar da 25ª edição da Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), que termina neste fim de semana.
Sentimento
Será uma boa oportunidade para o governador constatar, in loco, o sentimento da população sobre a criação do Estado de Carajás. E ver o quanto cresceu o anseio dos sul-paraenses com relação à divisão do Pará, especialmente depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou o plebiscito para dezembro deste ano.
Reunião
E, nessa toada, os líderes do movimento pró-Carajás continuam trabalhando. A reunião da próxima segunda-feira, além de servir à formação da frente parlamentar pela criação do novo Estado, deve estabelecer estratégias para a campanha. Os deputados devem escolher, também, o coordenador da frente, que conduzirá as ações do movimento.
Debate
Os deputados João Salame (PPS) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB) já confirmaram presença no debate que a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Parauapebas, promove hoje (7), às 19h00, no plenário da Câmara de Vereadores. Os deputados Zequinha Marinho (PSC) e Giovanni Queiroz (PDT) também foram convidados.
Candidata
A ex-deputada Bel Mesquita (PMDB) já está se posicionando de forma clara como candidata à Prefeitura de Parauapebas, em 2012. Enquanto isso, o PT ainda não definiu nenhum nome para a sucessão do prefeito Darci Lermen, filiado ao partido, e que encerra seu segundo mandato no ano que vem.
Empresários
Paralelamente, no meio empresarial de Parauapebas, pelo menos uma dezena de nomes se apresentam como possíveis candidatos para a construção de uma terceira via. Entre eles, Daniel da Paulistinha, Alex da Novo Óleo e Valmir da Integral, coincidentemente os três identificados pelos nomes de suas respectivas empresas.
Coletiva
Nesta quinta-feira (7), às 10h00, está prevista entrevista coletiva do presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), Ítalo Ipojucan, na sede da entidade. Segundo o que foi apurado pela Coluna, Ítalo deve apresentar novidades com relação à Aços Laminados do Pará (Alpa).

Prevista para começar ainda esta semana a recuperação da ponte sobre o Rio Arraia, na PA-287 (Redenção-Conceição do Araguaia). Construída na década de 80, a ponte sempre representou um dos maiores perigos das rodovias do Pará. Estreita, longa e próxima a uma curva com acentuado declive, há muito é motivo de reclamação de quem passa pelo local.

Nenhum comentário: