terça-feira, 30 de agosto de 2011

Coisas da Política, 30 e 31 de agosto de 2011


A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) está licitando as obras de restauração da rodovia PA-279, que liga Xinguara a São Félix do Xingu. De acordo com a Setran, o trabalho de recuperação do asfalto será feito no trecho de 145 quilômetros entre Xinguara e Ourilândia do Norte.

De novo
Os vereadores de Marabá devem se reunir a portas fechadas, nesta quarta-feira (31), para deliberar sobre as denúncias do Ministério Público Estadual contra a vereadora Ismaelka Queiroz (PTB). Ela está sendo acusada pelo MP de ter apresentado documentos falsos no processo a que responde por utilização indevida de veículo da Câmara.
Governador
Simão Jatene (PSDB) desembarca hoje (30) às 9h00 no aeroporto de Marabá, para instalar o governo itinerante no município. O governador será recebido pelo prefeito Maurino Magalhães (PR), deputados, prefeitos de cidades da região, secretários municipais e outras lideranças.
Gabinete
Durante três dias, Marabá será a sede do governo estadual, com a presença do governador e de todos os secretários de Estado. O gabinete de Simão Jatene será instalado no Centro de Integração Regional (CIR), localizado no bairro Novo Horizonte, que no início da noite de ontem (29) ainda recebia os últimos cuidados para receber o governador e sua equipe.
Agenda
Ali, o governador despachará com lideranças políticas e de entidades representativas da sociedade. Jatene deve atender os prefeitos da região e receber também pré-candidatos às prefeituras. Nos três dias que permanecerá na cidade, o governador visitará obras do Estado e deve anunciar investimentos para a região.
Metas
Na quarta-feira (31), Jatene reúne lideranças políticas e empresariais para anunciar as metas de seu governo para a região. No fechamento da Coluna ainda não estava confirmado o local da reunião, mas provavelmente o encontro se dará no auditório da Faculdade Metropolitana.
Empresários
A Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim) vai apresentar uma pauta de reivindicações ao governo. Ações para a implantação do pólo metal-mecânico, o reordenamento dos distritos industriais e os investimentos públicos estaduais e federais para a concretização da Alpa e de outros empreendimentos serão abordados.
Celpa
A deputada estadual Bernadete ten Caten (PT) parece mesmo disposta a abrir guerra contra a Celpa, a concessionária de eletricidade do Pará. A parlamentar anunciou que vai começar a coletar assinaturas para instalar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembléia Legislativa do Estado para investigar a empresa.
Desrespeito
A Celpa é hoje a pior concessionária de energia do país, segundo relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e campeã de reclamações no Procon. Isso, apesar de cobrar dos consumidores uma das tarifas mais caras do setor. Bernadete quer saber por que a companhia tem prestado um serviço tão ruim aos paraenses.

A Lei da Ficha Limpa, que tanta polêmica causou nas eleições de 2010, pode não ter validade também nas eleições de 2012 e nem nas posteriores. É que o STF pode decretar a sua inconstitucionalidade por desrespeito ao princípio da presunção da inocência. O entendimento é que ninguém pode ser considerado inelegível sem uma condenação definitiva.

Nenhum comentário: